NOTÍCIA
Mostra gratuita do SescTv e Sesc Digital revela histórias de autodescoberta e transformação, incluindo vivência em grêmio estudantil — um filme é japonês e dois são brasileiros
Em novembro, SescTV e Sesc Digital propõem um mergulho nas juventudes, revelando histórias de formação, pertencimento e criação, em uma programação gratuita de três filmes que reforçam a importância do cinema como espelho e descoberta.
Premiado no Festival de Cannes 2024, Sol de inverno (Winter sun, Japão, 2024), de Hiroshi Okuyama, é o destaque internacional da seleção de títulos. Exibido na mostra Un Certain Regard, o longa acompanha o jovem Takuya, que vive em uma pequena cidade japonesa coberta pela neve e atravessa as inquietações da adolescência ao descobrir novas formas de afeto, amizade e autoconhecimento. A relação com Sakura, uma talentosa patinadora artística, e com seu treinador, o ex-campeão Arakawa, desencadeia uma trama sutil sobre desejo, amadurecimento e identidade.
—————————–
Em filmes, jovens se sentem estereotipados
Geração Z enfrenta desafios sociais
—————————–
Com fotografia delicada e ritmo contemplativo, o filme reafirma a sensibilidade de Okuyama — já premiado em festivais como San Sebastián e Busan — na construção de retratos poéticos sobre a juventude. Sol de inverno estará disponível exclusivamente no Sesc Digital a partir de 8 de novembro. O acesso é gratuito para todo o Brasil.
A programação segue com Um filme de cinema (Brasil, 2013), de Thiago B. Mendonça, uma fábula moderna sobre o poder da imaginação e a herança do cinema. A história de Bebel, filha de um diretor em crise criativa, que decide fazer seu próprio filme para um trabalho escolar, convida o público a revisitar a magia da invenção cinematográfica a partir do olhar das crianças. O longa, exibido em festivais como Brasília e Tiradentes, homenageia o cineasta Andrea Tonacci e se destaca pelo tom lúdico e pela montagem que mistura realidade, sonho e metalinguagem. O filme estreia em 15 de novembro, às 22h, no SescTV e sob demanda no Sesc Digital.
—————————–
Inovação também é valorizar quem ensina
Ensinar é participar do processo de neuroplasticidade do outro, afirma Adriana Fóz
—————————–
Encerrando o especial que destaca as múltiplas juventudes, Eleições (Brasil, 2018), de Alice Riff, apresenta o cotidiano de uma escola pública de São Paulo durante o processo eleitoral do grêmio estudantil. O documentário acompanha quatro chapas formadas por estudantes que aprendem, no exercício da política, a negociar diferenças, defender ideias e reconhecer a força do coletivo. O filme recebeu prêmios no Festival É Tudo Verdade e no Festival de Brasília, consolidando-se como um importante retrato da juventude e da educação brasileira. Exibição em 22 de novembro, às 22h, no SescTV, também disponível no Sesc Digital.

Premiado no Festival de Cannes, ‘Sol de inverno’, de Hiroshi Okuyama, estreia 8/11,no Sesc Digital (Foto: Divulgação)
Assista em sesctv.org.br/noar
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br
Dir.: Hiroshi Okuyama | Japão | 2024 | 100 min | 12 anos
08/11, sábado, 22h – Disponível exclusivamente no Sesc Digital
Dir.: Thiago B. Mendonça | Brasil | 2013 | 86 min | Livre
15/11, sábado, 22h
Dir.: Alice Riff | Brasil | 2018 | 100 min | 12 anos
22/11, sábado, 22h
——
——