NOTÍCIA
Docentes da educação básica de escolas públicas e privadas poderão concorrer a R$ 7 mil por categoria, bolsas de estudo e viagem pedagógica internacional; inscrições vão até 14 de outubro
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Educador FTD Educação, que reconhece iniciativas pedagógicas inovadoras desenvolvidas com as Soluções Educacionais da FTD nos anos de 2024 e 2025, em escolas públicas e privadas de todo Brasil. As inscrições, abertas no dia 17 de setembro, vão até 14 de outubro.
A premiação oferece, para os dois ganhadores de cada categoria, vale-presente de R$ 7 mil e certificado. Os dois projetos de destaque do prêmio garantem ainda bolsa de pós-graduação EAD oferecida pela PUCPR, além de uma viagem pedagógica internacional.
Podem participar professores da educação básica, da rede pública ou privada, que utilizem as soluções da FTD Educação; cada participante poderá inscrever apenas um trabalho por categoria, e um mesmo projeto não será aceito em mais de uma categoria. Permanecem as seis categorias da edição anterior: STEAM; ESG; Avaliação de Desempenho Educacional; Ensino de Língua Inglesa; iônica; e Literatura.
Nesta segunda edição, o desenvolvimento do edital, o formulário de inscrição, bem como a seleção e avaliação dos projetos, têm o apoio da consultoria Ponte a Ponte.
—————————–
Atuação em rede e a possibilidade de dividir boas práticas
“Vi a educação sendo ressignificada”, conta Débora Garofalo
—————————–
A professora, autora, consultora e palestrante Débora Garofalo será embaixadora desta edição. Formada em Letras e Pedagogia, Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e Fab Learn Fellow pela Columbia University (EUA), Débora foi reconhecida entre os 10 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize (2019), com o projeto “Robótica com Sucata”, hoje política pública nacional.
“A segunda edição da premiação é uma nova oportunidade de dar visibilidade a projetos que estão fazendo a diferença em escolas de norte a sul do país. Mais do que uma premiação, o prêmio Educador FTD Educação é uma rede de inspiração, uma forma de fortalecer o professor como protagonista da transformação social”, reforça Débora.
A professora, autora, consultora e palestrante Débora Garofalo será embaixadora desta edição do Prêmio Educador FTD Educação (Foto: divulgação)
Na primeira edição do Prêmio Educador FTD Educação, realizada no início de 2025, foram recebidos mais de 400 projetos transformadores desenvolvidos entre 2023 e 2024, todos utilizando soluções da FTD Educação.
Os 12 finalistas foram premiados nas seis categorias, com prêmios em dinheiro, certificado e viagens internacionais para as duas professoras vencedoras como Destaque.
“Esse prêmio e a FTD transformaram minha vida, fazendo com que eu acreditasse ainda mais no meu trabalho e não desistisse da minha profissão”, conta a professora Jordana Zawierucka Bressan, vencedora na categoria ESG – Educação Pública do município de Erechim – Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti.
“Participar do Prêmio Educador FTD foi uma experiência muito especial para mim. Pude compartilhar o meu trabalho com outros educadores e conhecer projetos inspiradores de diferentes regiões. Sem dúvida, essa participação me motivou ainda mais a seguir inovando na sala de aula”, reforçou a professora Keyla Vaz, vencedora na categoria Steam – Educação Particular do Centro Educacional Sesc Cidadania.
—————————–
Cecília Meireles, Lélia Gonzalez e Nise da Silveira além de qualquer tempo
Tempo, professor dos professores
—————————–
Os dois projetos reconhecidos como destaque foram “Contando, encantando e reencantando as histórias e ampliando os saberes”, da professora Ingrid Lopes de Araújo Oliveira, da escola municipal Luigi Luvizotto, em Cerquilho (SP); e “Empreendedorismo Sustentável”, da professora Juliany Camargo Silva Abrão, da Escola Ethos, em Goiânia (GO), vencedor na categoria ESG.
“Este prêmio reconhece e valoriza o professor como protagonista da mudança, celebrando quem ensina, compartilha e inspira. Também é uma oportunidade para destacar iniciativas que estão alinhadas com as tendências educacionais mais modernas do mundo, além de estas histórias e os profissionais que estão promovendo impacto social significativo”, afirma Cintia Lapa, diretora de Conteúdo e Performance Educacional da FTD Educação.
Mais informações e inscrições no link: https://eventos.ftd.com.br/premio-educador-ftd-2025-2a-edicao/.
Foto: divulgação
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——