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Autor

Redação revista Educação

Publicado em 27/08/2025

Prêmio Educador Nota 10: finalistas desenvolveram projetos alinhados aos ODS

Projetos foram desenvolvidos por professores e gestores do infantil ao médio e dialogam com um dos seguintes eixos: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Inovação e Tecnologia

O Prêmio Educador Nota 10, uma das premiações mais importantes da educação básica brasileira, anunciou em 25 de agosto os finalistas da sua 27ª edição. Ao todo, foram selecionados nove educadores e educadoras de escolas brasileiras que desenvolveram projetos transformadores e de impacto em suas comunidades, alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.  

As iniciativas foram desenvolvidas por professores e gestores escolares de escolas públicas e privadas da educação infantil ao ensino médio, alinhadas a três eixos temáticos: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Inovação e Tecnologia. Foram selecionados três educadores de cada categoria. Confira quem são os finalistas e seus projetos. 

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Finalistas na categoria Inovação e Tecnologia 

  • Claudia Amaral, da Escola Estadual Cásper Líbero, de Bragança Paulista (SP), com o projeto Meu futuro nesta sociedade

O projeto buscou trazer reflexões sobre pobreza, economia, educação financeira e empatia, com foco na formação cidadã e no protagonismo juvenil. Promoveu o uso da língua inglesa em contextos reais de comunicação, incentivou reflexões sobre o futuro e fortalece a autoestima e engajamento dos alunos. Além disso, o projeto envolveu o intercâmbio virtual com estudantes de uma escola americana, além de atividades culturais, apresentações e a criação de uma página,  

  • Jeyze Duarte Martins, da Escola Estadual de Ensino Médio Murumuru Anexo I, de Monte Alegre (PA), com o projeto Circuito de atletismo 

Realizado pelos alunos do 3º ano do ensino médio, promoveu o protagonismo juvenil por meio da organização de um evento esportivo pedagógico e, ao final, os alunos organizaram e participaram de provas de corrida, salto e arremesso, atuando como árbitros e monitores.  A iniciativa desenvolveu habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe, superando desafios de infraestrutura com criatividade. 

  • Priscila Fabiana Rodrigues Terencio, da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, de Franca (SP), com o projeto Chegadas e partidas: histórias que se conectam

Alunos e professores resgataram histórias da escola e do bairro, produziram conteúdos midiáticos e um documentário. A iniciativa valorizou a cultura local, desmistificou estigmas sociais e consolidou a escola como espaço de criação, acolhimento e transformação social.  

Finalistas na categoria Sustentabilidade 

  • Gustavo Santos Bezerra, da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, de Carnaíba (PE), com o projeto Dos resíduos aos recursos: Proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá 

Desenvolveu um projeto voltado à sustentabilidade e preservação ambiental no Quilombo do Caroá, buscando soluções para os resíduos tóxicos gerados pelas casas de farinha, como a manipueira e as cascas de mandioca. Os estudantes elaboraram protótipos que reaproveitam esses subprodutos, transformando-os em materiais como blocos de construção, vinagre, biodigestores, madeira ecológica e plástico biodegradáveis.  

  • Marta Maria da Silva, da Creche Maria Anunciada de Arruda-Irmã Linda, de Paulista (PE), com o projeto Mar de descoberta 

Desenvolvido com bebês, famílias e educadores, promoveu uma imersão sensorial no universo marinho. Inspirado em locais simbólicos da cidade de Paulista, utilizou ambientações com tecidos, sons, livros e elementos naturais para estimular a curiosidade, o vínculo afetivo e o desenvolvimento integral das crianças. 

  • Rafael César Costa Silva, da Escola Estadual Governador Milton Campos, de São João del-Rei (MG), com o projeto Riscos em perspectiva: o bairro Matosinhos em São João del-Rei (MG) em maquetes

Desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino médio, integrou teoria e prática para promover a compreensão dos riscos urbanos e ambientais na região da escola, buscando contribuir para a formação de jovens conscientes e capazes de propor soluções para uma cidade mais segura e sustentável. Os alunos estudaram conceitos geográficos e construíram maquetes que representaram pontos de vulnerabilidade do território.  

Educador Nota 10

Os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão, respectivamente, R$ 25 mil, R$ 20 mil e R$ 15 mil (imagem da cerimônia de 2024) (Foto: divulgação)

Finalistas na categoria Direitos Humanos 

  • Lidiane Silva Pereira dos Santos de São Paulo (SP), do Colégio Santa Cruz, com o projeto Voz de levante das trabalhadoras domésticas, estudantes da EJA

O projeto teve como foco investigar e valorizar as experiências de trabalho vividas pelos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), reconhecendo o trabalho como elemento estruturante de suas trajetórias de vida. Com a articulação entre leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística, o projeto apresentou um currículo que prevê a elaboração de caminhos individuais e coletivos de emancipação para a classe trabalhadora. 

  • Maria Cristina Bezerra de Lima Castro, de João Dourado (BA), da Escola Municipal Professora Ida Bastos, com o projeto Eu vejo você: o Clube da Leitura Antirracista

Promoveu uma educação inclusiva e representativa para alunos negros e quilombolas. A iniciativa surgiu como resposta às recorrentes situações de racismo e bullying vivenciadas no ambiente escolar, buscando fortalecer a autoestima, o senso de pertencimento e a valorização da identidade desses estudantes. Com encontros semanais nas aulas de História, o clube promoveu a leitura e o debate de obras antirracistas, de autoria negra, criando um espaço seguro para o diálogo, a escuta ativa e o compartilhamento de experiências. 

  • Renata Moura dos Santos, de São Paulo (SP), da Escola Municipal de Educação Infantil Parque Bologne, com o projeto Pra ver se me enxergo!

Buscou fortalecer a identidade das crianças e promover uma educação antirracista, apresentando referências artísticas negras periféricas, por meio de atividades culturais como leitura de livros, produção de maquetes e autorretratos. As crianças puderam se reconhecer, valorizar suas origens e refletir sobre a diversidade étnico-racial. 

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Prêmios 

Os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão, respectivamente, R$ 25 mil, R$ 20 mil e R$ 15 mil. Os vencedores também serão contemplados com bolsas integrais de pós-graduação do Singularidades e acesso à PROFS, plataforma online de formação continuada para educadores, desenvolvida pela SOMOS Educação. Além disso, os três projetos indicados ao 1º lugar de cada eixo temático concorrerão ao prêmio Educador do Ano

As escolas dos vencedores em 1º lugar também receberão acesso à plataforma de correção de redações Red1.000, desenvolvida pela SOMOS Educação. O grande vencedor receberá uma doação para a escola em que o projeto foi realizado no valor de R$ 25 mil (que podem ou não ser atribuídos em produtos e/ou serviços).  

Ao longo de sua trajetória, o Prêmio Educador Nota 10 teve mais de 86 mil projetos inscritos e reconheceu 279 educadores, que receberam aproximadamente R$ 3 milhões em prêmios no total.  

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