NOTÍCIA
Encontro destacou como vínculos reais fortalecem a aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes
A Escola Eleva promoveu uma nova edição do Educação em Pauta, programa aberto ao público que discute os principais temas contemporâneos da parentalidade e da educação. Mais de 150 pessoas, entre famílias, educadores e especialistas, participaram do encontro, que teve como tema A alternativa para a tela é a relação com o outro.
O debate contou com a participação do ator e escritor Lázaro Ramos, da médica pediatra e hebiatra Cecilia Retumba, integrante do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), e da psicóloga e psicopedagoga Isabella Sá, diretora da escola Os Batutinhas, sob mediação de Amaral Cunha, diretor da Escola Eleva Botafogo.
“Ao reunir diferentes vozes e experiências, conseguimos promover uma conversa profunda. Entendemos que não adianta apenas retirar as telas, mas é preciso oferecer alternativas que fortaleçam as conexões humanas na formação dos jovens. Esse é o propósito do Educação em Pauta: abrir espaço para escuta, troca e reflexão coletiva sobre os desafios e possibilidades da educação atual”, afirma Amaral Cunha.
Durante o encontro, os especialistas discutiram como o uso excessivo de telas impacta a infância e a adolescência, e defenderam o fortalecimento de vínculos presenciais e experiências concretas como ferramentas para enriquecer a aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional.
—————————–
Celular na escola: popularização do smartphone coincide com queda global na aprendizagem
Oito em cada 10 brasileiros de nove a 17 anos que usam internet têm celular próprio
—————————–
A médica e educadora parental Cecilia Retumba ressaltou os riscos do tempo excessivo de exposição às telas para a saúde física e mental das crianças e dos adolescentes. Reforçou que a conexão com o outro é o principal caminho e destacou ainda que o livre brincar, a leitura e todas as formas artísticas de expressão são opções que podem apoiar as famílias e ajudar os jovens a desenvolverem todo o seu potencial.
Lázaro Ramos, que já escreveu mais de dez livros e é pai de dois jovens, abordou como a literatura e as artes podem ampliar o repertório das crianças e ajudá-las a lidar com sentimentos. Segundo ele, oferecer alternativas para os filhos pode ajudá-los a absorver informações e conhecimentos de forma mais significativa. Para o ator e escritor, ler não deve ser visto apenas como uma obrigação, mas também como uma fonte de prazer, companhia e libertação.
A psicopedagoga Isabella Sá levou a experiência da educação infantil e mostrou como a interação entre pares favorece a autonomia, a criatividade e a empatia. Para ela, nos tempos atuais, é necessário que todos estejam de mãos dadas em uma rede de apoio para proteger a infância e, com todos os saberes, oferecer às crianças o que elas mais precisam: tempo para a família, tempo para brincar, tempo para ler e tempo para ser feliz.
O Educação em Pauta é uma iniciativa da Escola Eleva, instituição de ensino bilíngue e em tempo integral do grupo Inspired Education, que busca aproximar especialistas, famílias e educadores em discussões abertas e gratuitas. A cada edição, o programa aborda os temas mais urgentes da parentalidade contemporânea, oferecendo ferramentas de reflexão e prática para apoiar o desenvolvimento integral das novas gerações. O próximo encontro do Educação em Pauta acontece em 9 de setembro.
Foto: divulgação
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——