NOTÍCIA
Evento acontece em 27 e 28 de agosto, no Recife Expo Center; programação inclui painel com psiquiatra Jairo Bouer, que abordará socioemocional e saúde
A capital pernambucana será palco de mais uma edição da Jornada Bett Nordeste, nos dias 27 e 28 de agosto, no Recife Expo Center. Com o tema Uma Nova Aprendizagem para Construir Futuros Regenerativos, o evento propõe debates como a transformação da educação a partir da inteligência artificial e da inteligência emocional.
A Jornada Bett é um evento itinerante da Bett Brasil e reunirá gestores públicos e privados, professores, especialistas e representantes do poder público para discutir como educar de forma mais significativa e integral. A proposta é repensar o que, como e para quê ensinamos, reconhecendo que a regeneração do futuro depende diretamente de uma nova forma de aprender e de ensinar.
—————————–
Atividades extracurriculares podem ajudar no desenvolvimento de competências socioemocionais
—————————–
Entre os destaques da programação está o médico-psiquiatra e comunicador Jairo Bouer, que defende a urgência da discussão sobre saúde mental e habilidades socioemocionais nas escolas. Para ele, o sofrimento psíquico entre crianças e adolescentes já é uma realidade que precisa ser enfrentada com seriedade.
“Hoje a gente tem muitos jovens em sofrimento psíquico. Uma porcentagem considerável dos estudantes já está em algum tipo de acompanhamento psicoterapêutico ou tratamento. Isso é apenas a ponta do iceberg de um problema maior: a forma como os jovens estão lidando com emoções, pensamentos e percepções de mundo”, afirma o médico.
Na avaliação de Bouer, o papel da escola é central nesse cuidado e não precisa ser uma sobrecarga para os professores. “A escola é o grande palco das interações dos jovens. É onde eles se percebem, trocam afetos, dividem experiências. Não dá para fugir dessa discussão. E ela não precisa acontecer apenas em ações isoladas. Pode surgir em uma leitura, na análise de um texto, na discussão de um problema. O conteúdo pedagógico pode e deve abrir espaço para o desenvolvimento emocional”, pontua.
—————————–
Brasil tem mais não leitores do que leitores
—————————–
Para o médico, cuidar da saúde mental é também melhorar o desempenho escolar, uma vez que cognição e emoção andam juntas. “A gente não pode enxergar o estudante como dividido entre cognitivo e socioemocional. Se ele não está bem emocionalmente, vai ter dificuldades de foco, atenção, memória e tudo isso afeta a aprendizagem. O bem-estar é condição para o bom desempenho”, explica.
A proposta de unir inovação tecnológica e desenvolvimento humano será o fio condutor de toda a programação. Para Jairo Bouer, é preciso trazer os jovens para o centro dessa transformação. “Eles são protagonistas. Os melhores trabalhos de prevenção em saúde mental e bullying envolvem toda a comunidade escolar. O caminho é esse ao transformar a escola em um espaço seguro de diálogo, escuta e construção coletiva”, finaliza.
Jairo Bouer estará no painel Socioemocional e saúde: o que a escola tem a ver com isso? no dia 28 de agosto, às 11h. Além das palestras e painéis, a Jornada Bett Nordeste também contará com uma área de exposição com empresas e startups apresentando novidades e soluções em educação.
Proposta de unir inovação tecnológica e desenvolvimento humano será o fio condutor de toda a programação (Foto: divulgação)
Promovido pela Bett Brasil, em parceria com o Sinepe-PE, o evento será realizado no Recife Expo Center. A programação inclui três auditórios simultâneos, com a presença de mais de 60 palestrantes nacionais e internacionais, além de uma área de exposição com soluções, produtos e inovações de mais de 40 empresas do setor educacional.
As inscrições para a Jornada Bett devem ser feitas pelo site oficial do evento. Há dois tipos de credenciais disponíveis:
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——