NOTÍCIA
Encontro presencial da revista Educação para liderança escolar será em 7 de outubro, em SP. Débora Garofalo e Fernando José de Almeida estão entre os palestrantes confirmados
Estão abertas as inscrições para o encontro presencial promovido pela Academia Líderes de Educação, iniciativa criada pela revista Educação, voltado a lideranças escolares. Com o tema Em tempos turbulentos, como manter a escola firme, o evento acontecerá em 7 de outubro, em São Paulo, SP.
Será um dia inteiro de formação continuada. Por meio de painéis e ted talks, diretores(as) escolares, pesquisadores(as) e formadores(as) compartilharão suas experiências e reflexões com o público. Haverá entrega de certificado.
Os ingressos podem ser adquiridos por meio deste link — valor inclui welcome coffee e almoço. Membros(as) da Academia Líderes de Educação têm desconto especial.
—————————–
Os desafios da gestão escolar e a importância do diálogo com as famílias
Engajamento familiar é estratégia para o sucesso acadêmico de escola nos EUA
—————————–
Evento é voltado a voltado a lideranças escolares e acontece em 7 de outubro (Foto: Shutterstock)
Está entre os(as) 10 melhores professores(as) do mundo*. É idealizadora do projeto Robótica Sucata — que a deu reconhecimento internacional por meio do *Global Teacher Prize, o ‘Nobel da Educação’ — e que, de uma escola pública em SP, se transformou em política pública para outras regiões.
Hoje é consultora, gestora de políticas públicas, autora e referência nacional em educação inovadora, cultura maker e mão na massa. É professora convidada da USP/ICMC na especialização em Computação Aplicada à Educação, ministrando a disciplina de Robótica com Sucata. Foi professora na rede pública por 19 anos.
Filósofo, pedagogo e gestor escolar. É titular da Cátedra Olavo Setubal (IEA-USP). Foi secretário municipal de Educação da cidade de São Paulo (2001-2002) e vice-reitor acadêmico da PUC-SP (1992-1995). Leciona na pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Participou do programa de formação de mestres e doutores em educação em Moçambique entre 1999-2006, organizado pelo Banco Mundial, Universidade Pedagógica de Moçambique e PUC-SP. Tem doutorado e pós-doutorado na área da Filosofia da Educação e uso das tecnologias digitais nos processos curriculares de educação.
Coordenadora pedagógica do Centro de Formação da Vila. Bacharel em Letras e Jornalismo, especialista em Avaliação de Programas e Políticas Públicas e mestre em Educação, com pesquisa sobre formação do leitor literário. Foi professora de língua portuguesa e literatura por muitos anos na Escola da Vila. É autora de materiais didáticos para o ensino fundamental e para o ensino médio e atua também como consultora em educação para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Diretor-executivo da Associação Ceteb. Implantou, pelo Ceteb, o primeiro Centro Vocacional Tecnológico da Bahia. Desde 2021, participa da gestão compartilhada de três escolas estaduais de ensino médio na rede pública de Minas Gerais, através do Projeto Somar. Atua na educação há mais de 45 anos, já tendo sido professor, coordenador, vice-diretor e diretor em escolas públicas e particulares, além de professor e coordenador no Senai. Graduado em Licenciatura (UNEB), com especializações em Metodologia do Ensino Superior (atual UPE) e em Educação e Trabalho (OEI).
Diretora institucional educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro. Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP), graduada em Psicologia (Unip). Graduada também em Pedagogia (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema e especialização em Psicoterapia Psicodinâmica da Adolescência (Instituto Sedes Sapientiae).Tem experiência na área de administração escolar, coordenação pedagógica, orientação educacional e psicologia escolar.
Diretora-geral da Escola Vera Cruz e do Instituto Vera Cruz. Foi diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz de 2006 a 2025. É mestre em Educação (Faculdade de Educação da USP) e psicóloga formada e com licenciatura (PUC-SP). Em 2007, compôs o grupo de trabalho interinstitucional que formulou o Programa Mais Educação do Ministério da Educação. Em 2024, atuou como coordenadora de formação pela Universidade Federal Fronteira Sul no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação.
Diretor da EMEF Profa. Maria Aparecida Rodrigues Cintra. Mestre em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Professor do ‘Uma jornada pela diáspora africana’ (prêmio Educação em Direitos Humanos, SMDHC – SP) e professor de pedagogia do Instituto Vera Cruz. Tem licenciatura e bacharel em Educação Física (Unicamp).
Outros nomes em breve.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——