NOTÍCIA
Para Ler e Crescer será aplicado em 422 municípios paulistas e inclui distribuição de livros e material pedagógico para os professores
O Sesi-SP lança o programa Para Ler e Crescer, uma ação de grande alcance que tem como objetivo estimular o hábito da leitura desde a infância. A iniciativa integra o Sesi Para Todos, um amplo projeto de apoio às escolas públicas paulistas. Serão beneficiados mais de 600 mil alunos do ensino fundamental da rede pública, em 422 municípios do estado, com a entrega gratuita de três livros por estudante, até novembro. Ao todo, serão distribuídos mais de 1,8 milhão de exemplares.
O Para Ler e Crescer se destina aos municípios que participam do PAR e do Novo Olhar, dois programas do Sesi Para Todos focados em língua portuguesa. O objetivo é formar leitores e incentivar a cultura de manter livros em casa e compartilhá-los, promovendo o desenvolvimento educacional, social e cultural dos estudantes.
—————————–
Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa
Os desafios da gestão escolar e a importância do diálogo com as famílias
—————————–
“Estimular crianças e jovens a colecionar e compartilhar livros é importante porque fortalece o hábito da leitura, amplia o vocabulário e a imaginação, aproxima a família por meio das conversas sobre os livros e incentiva a troca de ideias e experiências”, afirma Adilson Rocha, gerente da Editora Sesi-SP. “Essa ação também democratiza o acesso à cultura, tornando a leitura mais acessível para todos.”
Os títulos foram selecionados a partir do catálogo da editora Sesi-SP, com curadoria das áreas de cultura e educação da instituição. “Escolhemos livros que dialogam com a realidade dos alunos e oferecem suporte prático ao professor”, diz Laor Oliveira, gerente de projetos educacionais. “Além das obras, disponibilizamos atividades pedagógicas (jogos, dinâmicas, contação de histórias) para que cada leitura se traduza em aprendizado significativo na sala de aula.”
Cerca de 20 mil professores da rede pública também receberão os livros e terão acesso a materiais pedagógicos complementares, como propostas de atividades lúdicas e criativas, disponíveis em uma plataforma digital exclusiva. O objetivo é integrar os conteúdos das obras ao currículo escolar, promovendo o uso transversal da leitura em sala de aula.
Produção dos livros do programa de incentivo à leitura em gráfica (Foto: Ayrton Vignola / Sesi-SP)
Produção dos livros do programa de incentivo à leitura em gráfica (Foto: Ayrton Vignola / Sesi-SP)
O programa surge como resposta a um cenário preocupante no Brasil. De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada em 2024, 53% dos brasileiros não leram sequer parte de um livro nos três meses anteriores à pesquisa, e, pela primeira vez, os não leitores são maioria no país.
Segundo dados do Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de 10 páginas. Entre os adultos, 84% não compraram nenhum livro no último ano, e 24% das crianças com menos de 5 anos não possuem sequer um livro em casa, de acordo com o Projeto Pipas 2022. No ranking global de leitura, o Brasil ocupa a 52ª posição.
“Ao promover o acesso gratuito a obras de qualidade e apoiar o trabalho pedagógico nas escolas, o Para Ler e Crescer pretende contribuir para mudar esse cenário e consolidar a leitura como parte fundamental da formação das novas gerações”, conclui Laor.
Produção dos livros do programa de incentivo à leitura em gráfica (Foto: Ayrton Vignola / Sesi-SP)
Produção dos livros do programa de incentivo à leitura em gráfica (Foto: Ayrton Vignola / Sesi-SP)
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——