NOTÍCIA
Sob a liderança do economista, nova fase da cátedra visa contribuir com a produção científica sobre gestão da política educacional
O Instituto Unibanco e o Insper promoveram em SP, no último dia 28 de maio, um evento para marcar o início da nova fase da Cátedra Instituto Unibanco no Insper, agora liderada pelo economista Ricardo Paes de Barros, um dos principais nomes da pesquisa aplicada em políticas públicas no Brasil.
A cerimônia, celebrando uma trajetória de décadas dedicadas ao fortalecimento da ciência e de políticas públicas educacionais baseadas em evidências, contou com abertura de Claudio Haddad (Insper) e Pedro Moreira Salles (Instituto Unibanco), além da Aula Magna A gestão educacional como um diferencial para o aprendizado, ministrada por Paes de Barros.
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A Cátedra Instituto Unibanco foi criada em 2016 com o objetivo produzir pesquisas, artigos e eventos que contribuíssem com o debate sobre a qualidade da educação brasileira, com enfoque no ensino médio e no programa Jovem de Futuro, que implementa uma metodologia de gestão educacional em parceria com Secretarias Estaduais de Educação.
Até 2023, ela contou com a liderança do professor titular Sergio Firpo, cuja atuação foi essencial para aprofundar o diálogo entre a produção científica e os desafios da gestão educacional no país, passando pelas reflexões direcionadas à promoção da equidade e inclusão no ambiente escolar.
A partir do relançamento, a cátedra passa a focar na produção científica sobre gestão da política educacional e na disseminação de evidências sobre o impacto da gestão na garantia do direito de todos e todas a uma educação de qualidade.
Relançamento da Cátedra Unibanco. (Da esq. para a dir.) Ricardo Henriques, Claudio Haddad, Ricardo Paes de Barros, Pedro Moreira Salles, Tania Haddad e Sergio Firpo (Foto Lauro Uezono)
Ricardo Paes de Barros abriu sua Aula Magna com uma provocação sobre o que impede o Brasil de avançar na qualidade da educação básica: “Não faltam desafios, tampouco o saber fazer e os recursos. O que falta é copiar o que funciona e refletir sobre o que deu errado.”
Com apoio de uma série de gráficos e evidências, o economista mostrou que o Brasil sabe educar, tem recursos e um sistema de monitoramento mundialmente reconhecido, mas não tem conseguido converter esforço em resultado.
“Estamos discutindo um novo Plano Nacional de Educação sem avaliar o que deu errado no anterior. Esse não é um problema de governo e, sim, da sociedade brasileira”, disse Paes de Barros, ao frisar que o país tem um ‘PDC sem A’, em alusão ao PDCA – acrônimo em inglês para planejar, executar, avaliar e corrigir rotas (Plan, Do, Check and Act).
Ricardo Paes de Barros lembrou que existem inúmeros programas de gestão educacional no país e destacou que o Jovem de Futuro é uma referência na literatura sobre o tema por manter pesquisa sistemática de avaliação de impacto.
“É uma grande honra relançar esta cátedra com Ricardo Paes de Barros à frente, em parceria com o Insper. A relação do Instituto Unibanco com o professor remonta ao fim dos anos 1990, quando decidimos concentrar nossos esforços na educação, especialmente no ensino médio. Diante dos dados alarmantes — cerca de 40% dos jovens de 15 a 17 anos estavam fora da escola —, criamos o programa Jovem de Futuro, com foco na melhoria da gestão escolar, essencial para o aprendizado e a permanência dos alunos. Desde então, Paes de Barros tem sido um parceiro fundamental, contribuindo com análises baseadas em evidências para o aprimoramento contínuo do programa. Hoje, atuamos em parceria com secretarias de Educação de seis estados, alcançando 5 mil escolas, 1,5 milhão de estudantes e 23% das matrículas do ensino médio público no país”, comemorou Pedro Moreira Salles, presidente do Conselho de Administração do Instituto Unibanco.
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“O Insper é uma instituição sem fins lucrativos, comprometida com a comunidade, que ao longo dos anos tem se destacado pela excelência no ensino e na pesquisa. Desde o início, contamos com o apoio de pessoas que acreditam em nosso propósito. Pedro Moreira Salles tem sido um parceiro extraordinário desde os tempos do Ibmec, assim como o Instituto Unibanco. Ter Ricardo Paes de Barros à frente desta iniciativa é um privilégio — ele é uma unanimidade nacional, amplamente reconhecido por suas contribuições excepcionais à educação”, complementou Claudio Haddad, fundador e presidente do Conselho Deliberativo do Insper.
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