NOTÍCIA
Escrita por Ilan Brenman e ilustrada por Pedro Hamdan das Pedras, obra digital trata de temas como resiliência e solidariedade
Como enfrentar as adversidades com esperança e resiliência? A obra A vila da esperança (ed. Moderna), escrita por Ilan Brenman, vencedor do Jabuti 2024 na categoria livro infantil com Cabo de Guerra, da mesma editora, trata desse tema por meio da história de um vilarejo atingido pela erupção de um vulcão. Com a união e solidariedade dos moradores do local, inicia-se um processo de reconstrução. As ilustrações são de Pedro Hamdan das Pedras.
Disponibilizado gratuitamente de forma digital, o livro é dedicado às famílias do Rio Grande do Sul, estado que viveu situação semelhante no ano passado, quando foi afetado por fortes chuvas.
Segundo Brenman, a inspiração veio de uma demanda da Moderna “para criar uma história que pudesse fortalecer a mente e o coração das crianças e de suas famílias que enfrentaram a tragédia das enchentes de 2024”.
——
Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa
Crise climática e o direito à educação
——
Eventos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas, o que contribui para um futuro de incertezas, que exigirá resiliência. O autor identifica que histórias podem ser boas aliadas para preparar as crianças para lidar com isso.
“Sem dúvida, as histórias são o melhor caminho para preparar a infância diante das incertezas da vida e do ambiente, criando mapas emocionais e possibilidades de transformação. Histórias mudam destinos, tanto pessoais quanto coletivos”, afirma Ilan Brenman.
Pedro Hamdan das Pedras conta que teve liberdade para criar o estilo das ilustrações do projeto — e que se identificou sobretudo com os animais da história. Além disso, ele afirma que houve uma ‘carga pessoal’ na relação com a obra. “Meu pai vem dos Açores, arquipélago português onde, ao longo dos séculos, as pessoas também tiveram que aprender a reconstruir as vidas após grandes desastres como erupções vulcânicas e terremotos”, lembra o ilustrador.
Além de vencer o Jabuti de 2024, Ilan Brenman, que tem mais de 80 publicações, já havia sido indicado com duas obras em 2023: A espera e Desligue e abra. Os três livros foram publicados pela editora Moderna. Cabo de guerra também venceu como melhor ilustração em 2024, premiando Guilherme Karsten.
O livro digital A vila da Esperança conta a história de Esperança, uma menina de sete anos que vive em um vilarejo que fica encostado em um vulcão. Certo dia, o vulcão entra em erupção e as famílias perdem suas casas. Contudo, com união, resiliência e solidariedade, os moradores iniciam a reconstrução do local.
A obra está disponível gratuitamente neste link. Segundo Brenman, o livro pode ser especialmente lido por crianças do ensino fundamental 1. Contudo, ele ressalta: “bons livros não possuem faixa etária: agregam gregos e troianos”.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——