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Damaris Silva

Mestre em letras e consultora de gestão de projetos educacionais para redes públicas e privadas de ensino

Publicado em 20/09/2024

Ideb: avaliamos para quê?

Um dos principais termômetros da educação brasileira mantém sua devida importância, mas necessita ser atualizado

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados em agosto, revelam tanto avanços quanto desafios significativos para a educação pública no Brasil. Em uma análise recente do Todos Pela Educação¹, entre 2019 e 2023, destaca-se que, no universo de escolas públicas (contemplando redes estaduais e municipais) dos anos iniciais, houve redução ou estagnação do Ideb em 49% dos municípios, correspondendo a 60% das matrículas das redes públicas da etapa.

Infelizmente, sem grandes surpresas, o que o indicador de 2023 nos mostra é que os desafios seguem sendo muitos e que os estudantes brasileiros estão muito aquém do esperado. Sem a superação dessas questões, o baixo desempenho educacional continua refletindo desigualdades históricas e estruturais que não podem ser ignoradas.

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Chico Soares, especialista em avaliação educacional, destaca em seu artigo O Ideb precisa mudar para manter sua relevância que é fundamental que o Ideb evolua para refletir não apenas os resultados, mas também as condições em que esses resultados são alcançados. Ele questiona: “Qual qualidade? Qualidade para quem? Há resultados além do aprendizado que devem ser considerados?”. Dessa forma, Soares chama a atenção para a necessidade de renovarmos nosso foco na avaliação educacional.

Ideb

Sabe-se que são muitos os fatores a serem considerados para se avaliar a real capacidade de aprendizado de um estudante. Por exemplo, dentre as habilidades requisitadas aos estudantes do 5º ano em língua portuguesa, espera-se que sejam capazes de “distinguir um fato da opinião relativa a esse fato”, conforme o descritor D11 da Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para além dos conhecimentos e procedimentos mentais necessários à consolidação dessa habilidade, é fundamental considerar as adversidades enfrentadas pelos alunos e as oportunidades de aprendizagem que lhes foram oferecidas, desde a infraestrutura escolar até a educação para as relações étnico-raciais. Nesse cenário, destaca-se a perspectiva da equidade.

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Os resultados do Ideb 2023 devem ser um chamado à reflexão crítica (Foto: Shutterstock)

Os resultados do Ideb 2023 devem ser um chamado à reflexão crítica. Eles nos lembram que, apesar dos progressos, ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir uma educação de qualidade. O Ideb deve ser um ponto de partida para uma discussão mais ampla sobre o que significa oferecer uma educação de qualidade. Precisamos de uma avaliação que considere não apenas os resultados, mas também as oportunidades de aprendizagem oferecidas a cada aluno.

¹Ideb/Saeb 2023 – Análises sobre as variações do Ideb e da Nota Saeb entre 2019 e 2023 das redes municipais e estaduais. Todos Pela Educação. Agosto, 2024.

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