NOTÍCIA

Políticas Públicas

Novo Ideb será proposto em 2025, diz presidente do Inep

Dados do 2º ano do Saeb ainda serão divulgados, afirma Manuel Palácios

Publicado em 03/09/2024

por Maria Eugênia

Como serão as mudanças feitas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)? Quando os dados do segundo ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão divulgados? São duas das questões que Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responde durante o painel “Palácios e especialistas”, que aconteceu nesta terça-feira, 3, no segundo dia do 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Jeduca, a associação de jornalistas de educação. 

——

Leia também

Apenas fundamental 1 atinge a meta do Ideb 2023

Novo Fundeb de olho em escolas mais vulneráveis

——

Novo Ideb e Saeb

“Terá uma proposta de Ideb novo em 2025”, afirma Palácios sobre as mudanças que serão feitas no índice. A ideia é ter mais de um indicador para calcular a desigualdade, para que ambos possam ser capazes de ressaltar as diferenças observadas. 

Questionado sobre a não divulgação dos dados do segundo ano no Saeb, Manuel diz que as análises técnicas e relatórios do sistema ainda serão divulgados este ano. Palácios destaca que os sistemas de avaliação são criados pelos estados e que primeiro é necessário receber os dados, analisá-los e depois publicá-los juntamente com microdados. 

Novo Ideb

Da esquerda para a direita: Bruno Bioni, Manuel Palácios, Marta Avancini e Guilherme Lichand (Foto: revista Educação)

Nova plataforma

O presidente do Inep ainda conta que há uma plataforma de acesso a dados educacionais, sendo desenvolvida pelo instituto, e que esta será “uma plataforma muito importante”. O intuito é que essa aplicação disponibilize todas as bases de dados do Inep para consultas.

“Essa plataforma pode ser capaz de filtrar as demandas, é uma solução mais geral para diferentes usuários, municípios, órgãos de controle, pesquisadores…”, pontua Manuel. 

A conversa, que foi mediada por Marta Avancini, editora pública da Jeduca, também teve a participação de Bruno Bioni, diretor-fundador do Data Privacy Brasil, Guilherme Lichand, professor de educação da Stanford Graduate School of Education, que fizeram perguntas para Palácios. 

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Maria Eugênia


Leia Políticas Públicas

Captura de tela 2024-11-21 172037

MEC anuncia pacote de valorização do magistério

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-11 at 15.09.57 (1)

Charles Fadel, da OCDE: países devem apoiar docentes em um redesenho...

+ Mais Informações
Artificial,Intelligence,Jobs,,Robot,Career,,Human,Resource,(hr),,Hiring,,Recruitment

Recém-lançado, Observatório Brasileiro de IA na Educação Básica abre...

+ Mais Informações
aluno-autista

Diretrizes para educação de estudantes com autismo são aprovadas pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site