NOTÍCIA
Cidades paulistas como Barretos, Altinópolis e Pereira Barreto ficaram aproximadamente 10% acima da nota média estadual
Publicado em 02/08/2024
A adoção de uma solução educacional completa, que inclui material didático atualizado, ambiente digital e formação de professores, tem mostrado resultados expressivos no desempenho educacional em várias cidades paulistas. Municípios que implementaram os sistemas de ensino da FTD Educação registraram uma melhora significativa na nota do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2023, ficando aproximadamente 10% acima da nota média estadual.
Enquanto a média estadual no Saresp foi de 6,31, cidades como Barretos, Altinópolis e Pereira Barreto apresentaram resultado significativamente superior. Em Barretos e Altinópolis, a média foi de 6,77, um aumento de 7,29%. Olímpia registrou uma média de 6,86, ficando 8,71% acima da média estadual. Pereira Barreto destacou-se com uma média de 7,13, sendo 12,99% superior à média do estado. Tanabi também apresentou um desempenho notável com uma média de 6,76, superando a média estadual em 7,13%.
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Os índices nestes municípios contrastam com os resultados da avaliação da rede estadual de São Paulo, que apresentou um recuo no desempenho na educação em 2023.
O resultado positivo em Pereira Barreto, onde a média do Saresp foi superada em quase 13%, foi atribuído à parceria com a FTD Educação através do SIM Sistema de Ensino. Nas três escolas avaliadas, a formação continuada dos professores e as aulas de reforço focadas nas habilidades cobradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram fundamentais para alcançar as metas estabelecidas.
“Superar a média do Saresp representa o esforço de toda a rede em busca do aprendizado dos alunos. O conteúdo do material da FTD é de fácil compreensão, facilitando a retomada das habilidades e competências durante o ano letivo”, destaca Maria José Carneiro, secretária municipal de Educação de Pereira Barreto, que atende 2.123 alunos a partir dos 2 anos de idade (Maternal 1) até o 5º ano do ensino fundamental anos iniciais.
Em Barretos, onde mais de 13 mil alunos e 600 profissionais da educação utilizam os materiais e serviços da FTD na educação infantil e no fundamental, 19 das 20 escolas avaliadas superaram a média estadual do Saresp.
“A unidade de ensino que não superou a média estadual é um local com público que apresenta vulnerabilidades, mas já notamos, em nossos monitoramentos, que os investimentos realizados, também estão transformando essa realidade. Estamos ansiosos pelas notas do Saeb. Obter bons resultados é certamente fruto de trabalho coletivo, sistêmico e do monitoramento durante o percurso de aprendizagem”, explica a secretária municipal de educação de Barretos, Jéssica Maria dos Santos.
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Altinópolis, com cerca de 2 mil alunos e 155 professores beneficiados pelos materiais didáticos impressos e ambiente digital da FTD, também comemorou os bons resultados. “Superar em quase 8% a nota média do Saresp 2023 é um reconhecimento do esforço e dedicação de todos os envolvidos no processo educacional de Altinópolis,” disse Elaine Aparecida da Silva, secretária municipal de Educação.
Os sistemas estruturados de ensino da FTD Educação são utilizados em 222 municípios em 11 estados brasileiros, atendendo mais de 500 mil estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, além de mais de 24 mil professores. No estado de São Paulo, cerca de 60 municípios adotam os sistemas da FTD, representando quase 10% das 645 cidades paulistas.
“Os materiais da FTD tornam os alunos mais ativos no próprio processo educativo, o que reduz a evasão escolar, diminui a repetência e, consequentemente, melhora as notas no Saresp e em outros sistemas de avaliação,” afirmou o professor Fernando Maluf, gerente nacional da área pública da FTD Educação.
Importância do Saresp
O Saresp tem como objetivo produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, orientando os gestores no monitoramento das políticas educacionais. O sistema avalia alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio por meio de provas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação.
“Provas de larga escala não medem desempenho, mas, sim, proficiência do aluno, que é a capacidade e o domínio de determinado assunto. Uma gestão escolar eficaz é determinante para o desenvolvimento de um planejamento que privilegia a proficiência”, explicou o professor Maluf.
O desempenho no Saresp também influencia a alocação de verbas complementares federais e estaduais para a educação básica. Municípios com melhor desempenho e gestão educacional eficaz recebem mais recursos, beneficiando ainda mais a qualidade do ensino.
“As verbas são distribuídas levando em consideração o aprendizado e a equidade. Prefeituras com melhor equilíbrio entre as escolas têm mais recursos disponíveis,”complementou Maluf.
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