NOTÍCIA
Prêmio LED tem também a mãe do músico e Maria Vilani como embaixadores. Inscrições até 12 de agosto
Publicado em 02/08/2024
O Prêmio LED está de volta. Até 12 de agosto, educadores, estudantes e empreendedores de todo o Brasil podem inscrever seus projetos na maior premiação de educação do país. E para marcar a 4ª edição do Prêmio LED, a Globo conta com o cantor e compositor Criolo e Maria Vilani, professora, poeta, escritora e mãe do músico como embaixadores e protagonistas da campanha que convida todos a participarem.
A premiação é parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho que identifica projetos inovadores no campo da educação e os reconhece para fomentar, desenvolver e amplificar suas histórias. O prêmio total de R$ 1,2 milhão é dividido entre seis projetos educacionais. Para se inscrever, basta acessar movimentoled.com.br.
—–
Milton Hatoum fala da importância de Graciliano Ramos
O que a sustentabilidade tem a nos ensinar?
—–
“Desde a primeira edição, o Prêmio LED nos emociona, porque ele possibilita encontrarmos projetos que ainda não são conhecidos do grande público, mas que fazem uma diferença enorme para os estudantes e moradores de diferentes localidades do Brasil. Iniciativas sólidas que beneficiam e transformam vidas em suas mais diferentes realidades, trazendo esperança para jovens e adultos e que geram uma mudança genuína em suas trajetórias”, orgulha-se Cristovam Ferrara, diretor de valor social da Globo.
A escolha da dupla Criolo e Maria Vilani como embaixadores não foi à toa. A educação sempre permeou a relação de mãe e filho. Durante a adolescência, o cantor frequentou o ensino médio junto com Maria Vilani que, hoje, é educadora. A questão educacional sempre foi muito forte na vida e carreira de Criolo, que pontua:
“A gente acredita que a educação é, foi e sempre será o caminho para uma nação mais justa e mais equilibrada”. Maria Vilani se emociona ao relembrar momentos que passou ao lado do filho enquanto dividiam a mesma sala de aula: “Entrar no ensino secundário aos 40 anos não é tarde, porque nunca é tarde para aprender, mas a caminhada poderia ter sido mais amena, se tivesse tido a oportunidade antes”.
Os critérios de qualificação das iniciativas inscritas se baseiam em quatro principais pilares: Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade e Rigor Metodológico. Todos os projetos são avaliados pela ponteAponte — empresa especializada em desenvolvimento de editais de impacto social e parceira técnica do Movimento LED. Em três anos, 20 iniciativas já foram contempladas pelo Prêmio LED, com a distribuição de mais de R$ 4 milhões.
O Movimento LED tem como parceiros o Atlas da Juventude, CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), Porto Digital, UNESCO, Unicef, Todos pela Educação, Fundação Bradesco, Divers.SA, OIJ (Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica), Vozes da Comunidade, Preta Hub, Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, além de apoio institucional do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).
Confira a campanha da 4ª edição do Prêmio LED aqui: https://www.youtube.com/watch?v=E3DXnWHvF48
—–
Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
—–