NOTÍCIA

Bett Brasil

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar, argumenta professor

Para o docente da UFPE, Silvio Meira, evitar a IA na escola não é a solução

Publicado em 26/04/2024

por Redação revista Educação

Não adianta negar a existência da inteligência artificial (IA), uma vez que esse tipo de tecnologia já impacta a humanidade. Ao contrário do Metaverso, que surgiu na pandemia, a IA não é como um ‘hype’, e já está presente dentro das empresas. É o que afirma Silvio Meira, cientista e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entender como essa tecnologia funciona e como podemos utilizá-la em nosso dia a dia é fundamental para nos adaptarmos. 

Meira aponta que “os modelos de tecnologia já aprenderam mais sobre si próprios do que a humanidade aprendeu sobre eles”, e que é preciso pensar nos fundamentos dessas tecnologias. Também é necessário se preocupar com os impactos das inovações e não apenas com as questões legislativas que as envolvem. 

O tema foi tratado no painel O impacto radical da inteligência artificial na educação, que aconteceu nesta sexta, 26, no último dia de Bett Brasil 2024*. A conversa foi mediada por Ricardo Ferraz, editor da revista Veja, onde atua cobrindo educação.

Professores serão substituídos pela inteligência artificial?

Questionado sobre a substituição dos humanos e professores pela inteligência artificial, Silvio cita o estudo do banco Goldman Sachs que aponta que essa tecnologia impactará 25% no desemprego estrutural. 

Porém, nem tudo está perdido, para o professor, ao adquirirmos novas habilidades e implementarmos novas práticas no cotidiano, por exemplo, a de saber criar perguntas complexas para tecnologias como o ChatGPT, poderemos aprender a conviver com esse novo cenário. 

O que não devemos fazer é nos proteger, já que o processo de inovação das tecnologias é irreversível, destaca Meira.

Habilidades na sala de aula

A escola precisa ser um ambiente para aprender como pensar, não apenas para a realização de provas e exames. Sendo assim, a sala de aula expositiva, onde só o professor explica as matérias e os alunos copiam, morreu há mais de 100 anos, de acordo com Silvio. É preciso pensar no que os professores e toda a sociedade irão fazer daqui para frente. 

“Não estamos discutindo na escola como vamos preparar os aprendizes a fazer modelos e mundo e a intervir neste mundo”, alerta Silvio Meira. 

Entender de forma abstrata a realidade, conseguir manipular esse modelo, e intervir de volta na realidade para mudar o que está lá é indispensável. Caso não nos adaptemos a essa mudança, nos tornaremos irrelevantes. Meira ainda afirma que os humanos extremamente preparados para lidar com a IA irão se separar do restante da sociedade.

A sala de aula precisa ser um espaço colaborativo, onde exista um aprendizado reflexivo a partir da leitura. Dentro do ambiente, para inovar, é necessário a criação de debates mediados pelo professor e que instiguem as crianças a fazerem perguntas para os outros e para si mesmos. Dominar matemática, lógica, códigos, nossa língua e línguas estrangeiras também são necessidades para agora e para o futuro.  

“Você tem que transitar de um ambiente passivo, para uma comunidade, onde todos estão criando em conjunto”, finaliza Silvio Meira. 

Bett Brasil

*A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia na América Latina. Em 2024, acontece de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, SP. E nós, da Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Clique aqui para ficar por dentro de tudo.

Nossa cobertura jornalística tem o apoio das seguintes empresas: Epson, International School, FTD Educação, Cricut e NR.

Acompanhe a programação completa da Bett Brasil: https://brasil.bettshow.com/agenda-online

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—-

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Bett Brasil

BETT 08-18

Jornada Bett Nordeste promoveu diálogos essenciais para a educação

+ Mais Informações
jornada-bett-nordeste-recife

Inteligência artificial e emocional marcam a Jornada Bett Nordeste 2024

+ Mais Informações
BETT 11-31 (1)

Como analisar minha autoestima segundo Rossandro Klinjey

+ Mais Informações
BETT 02-23

Secretário de Educação do Recife abre a Jornada Bett Nordeste

+ Mais Informações

Mapa do Site