NOTÍCIA

Conhecimento

Líder em Mim forma líderes do futuro por meio da educação integral focada em competências socioemocionais 

Toda criança merece um início de vida que proporcione o melhor desenvolvimento de seu potencial. A educação familiar e uma aprendizagem de qualidade desempenham papéis fundamentais nesse processo. É nesse contexto que o programa Líder em Mim (LEM), da SOMOS Educação, se destaca.  O Líder […]

Publicado em 19/09/2023

por Apresentado por SOMOS Educação

Toda criança merece um início de vida que proporcione o melhor desenvolvimento de seu potencial. A educação familiar e uma aprendizagem de qualidade desempenham papéis fundamentais nesse processo. É nesse contexto que o programa Líder em Mim (LEM), da SOMOS Educação, se destaca. 

O Líder em Mim é uma proposta pedagógica que visa a formação de líderes desde cedo, inspirando confiança e auxiliando as crianças a solucionar problemas de forma criativa, trabalhar em equipe e valorizar as diferenças. 

A partir de 2023, a base teórica do programa será contemplada em todos os segmentos educacionais, desenvolvendo 16 competências e subcompetências socioemocionais. Com lições mais curtas e dinâmicas, o Novo Líder em Mim se adapta às necessidades do aluno do século XXI e às necessidades de carga horária da escola, com aulas de uma a três vezes por semana. 

O projeto 

Desenvolvido originalmente nos Estados Unidos com base nos estudos do Dr. Stephen Richards Covey, autor do renomado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, o Líder em Mim foi adaptado à realidade educacional brasileira. O programa recebeu o endosso do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), cumprindo os mais altos padrões de qualidade em Aprendizagem Socioemocional (SEL). 

Uma das principais características do LEM é a sua ênfase no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, que muitas vezes se concentra apenas no aspecto acadêmico, o programa reconhece a importância de promover competências como autogestão, empatia, colaboração, resolução de conflitos e tomada de decisões responsáveis. 

Ao capacitar os alunos com essas habilidades, o Líder em Mim os prepara para serem protagonistas de suas próprias vidas. Eles aprendem a estabelecer metas pessoais, a tomar a iniciativa e a serem responsáveis por suas ações. Além disso, todo o material em conjunto com as aulas enfatiza a importância de valores éticos, como integridade, respeito e trabalho em equipe, criando uma cultura de cidadania dentro das escolas. 

Integração da família e escola 

O LEM também promove a participação ativa dos pais no processo educacional. Por meio de encontros, workshops e materiais de apoio, os responsáveis são envolvidos no desenvolvimento dos seus filhos, o que fortalece a parceria entre a escola e a família. Essa integração é fundamental para que os valores e as habilidades trabalhadas no programa sejam reforçados em diferentes contextos e contribuam para a formação integral dos estudantes. 

No entanto, é importante ressaltar que a implementação do programa exige um comprometimento conjunto da equipe escolar, dos professores, dos pais e dos alunos. É um processo contínuo e que demanda tempo e dedicação para que os resultados sejam alcançados. Além disso, é fundamental que haja uma cultura institucional favorável ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com apoio e recursos adequados. 

Líder em Mim
Foto: shutterstock

A conexão com a educação brasileira 

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve orientar as propostas pedagógicas em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A BNCC, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo regulamentar os elementos essenciais de aprendizagem que devem ser desenvolvidos pelos alunos ao longo de sua jornada educacional. 

E como as habilidades socioemocionais se encaixam na BNCC? De acordo com o documento, os estudantes devem ser capazes de: 

– Desenvolver progressivamente a autonomia emocional, expressando e respeitando seus sentimentos e emoções; 

– Trabalhar de forma funcional em equipe, construindo relacionamentos pautados na diversidade e solidariedade; 

– Conhecer e acatar as regras de convívio social. 

Ao adotar o programa Líder em Mim, a escola assegura que seus alunos estejam preparados para enfrentar os desafios da vida, tornando-se líderes responsáveis e engajados, capazes de fazer a diferença em suas comunidades. 

Leia também:

Escola como núcleo humanizador também para os educadores

Autor

Apresentado por SOMOS Educação


Leia Conhecimento

correção ao vivo equipe TV

Em correção ao vivo inédita, FTD divulga gabarito extraoficial do Enem...

+ Mais Informações
Captura de tela 2024-11-07 171931

Samsung Nanum Weeks: quando colaboração e propósito se encontram para...

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-01 at 12.06.02

G1 oferece cobertura completa do Enem 2024 com gabarito extraoficial,...

+ Mais Informações
alunos de Potim crédito divulgação press

Projeto social amplia a diversidade literária nas escolas públicas de...

+ Mais Informações

Mapa do Site