NOTÍCIA

Conhecimento

Empresa de aço investe R$ 210 milhões em escola técnica no RJ

Com 576 vagas de ensino médio destinadas às formações técnicas de mecatrônica e eletromecânica, a Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem previsão de ter sua aula inaugural no início do ano letivo de 2025.  A escola […]

Publicado em 23/08/2023

por Redação revista Educação

Com 576 vagas de ensino médio destinadas às formações técnicas de mecatrônica e eletromecânica, a Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem previsão de ter sua aula inaugural no início do ano letivo de 2025. 

A escola começou a ser construída na segunda-feira, 21 de agosto, pela Ternium, uma das líderes na produção de aços planos da América Latina e que desde 2017 opera seu centro industrial na região. A cerimônia de lançamento da ‘pedra fundamental’, que marcou o início das obras, foi realizada no terreno que receberá a escola e contou com a presença de Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, Paolo Rocca, presidente do Grupo Techint, do qual a Ternium faz parte, Máximo Vedoya, CEO da Ternium, e Titus Schaar CEO da Ternium Brasil.


Leia também

Pernambuco atualiza todos os seus cursos técnicos

Expansão do ensino médio técnico pode gerar aumento de 2,32% no PIB


De olho na região

A instituição leva o nome de Roberto Rocca, que foi presidente e fundador do Grupo Techint, e incentivador da educação técnica e da inovação industrial. A escola oferecerá formação técnica de três anos com programa educativo focado na indústria. Com quase 9 mil metros quadrados construídos e uma área total de 160 mil metros quadrados, também vai oferecer equipamentos de última geração e um projeto arquitetônico exclusivo. Todos os estudantes da instituição receberão bolsas de estudos, concedidas a partir de critérios socioeconômicos.

Escola técnica
Imagem: divulgação

“Somente com educação teremos condições de alcançar o desenvolvimento social e econômico, promovendo bem-estar e reduzindo desigualdades. O investimento privado na educação reforça a nossa contribuição para o crescimento e o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro e para o crescimento da indústria brasileira. É nisso que acreditamos fortemente e, por isso, temos orgulho de celebrar juntos o início deste projeto”, destacou Paolo Rocca, presidente do Grupo Techint. 

Investir em capacitação

Com investimento de 210 milhões de reais, o projeto é a terceira escola do Grupo Techint, da qual a Ternium faz parte. O grupo conta com outras duas escolas técnicas de ensino médio, uma na cidade de Pesquería, no México, e outra no município de Campana, na Argentina.

“O foco da Ternium é estar próximo da comunidade. A região de Santa Cruz é nossa prioridade e, por isso, é o local escolhido para a construção da escola no Brasil. Estamos convencidos de que a educação de qualidade é o caminho para que muitos jovens encontrem melhores oportunidades de desenvolvimento profissional e de qualidade de vida. É a comunidade e a indústria crescendo juntas”, explica a diretora do Instituto Ternium, Fernanda Candeias.

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

PNLD

Bibliotecas públicas e comunitárias serão atendidas pelo PNLD

+ Mais Informações
aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações

Mapa do Site