COLUNISTAS

Colunista

João Jonas Veiga Sobral

É professor de Língua Portuguesa e orientador educacional

Publicado em 27/07/2023

Mediação, o melhor caminho para educar

Assistir a um filme juntos é o mote para discutir uma determinada situação

mediação_destaque "A mediação educativa consistente é aquela que educa com sabedoria o desejo daquele que precisa enfrentar a vida e o mundo" Foto: shutterstock

Educar é exercício constante, tênue e persistente de mediação e de sabedoria.  Educadores (professores e familiares) estão passando por um momento difícil nesse processo de mediação, porque – no mundo moderno – há muitos outros agentes nas redes sociais que interagem com os jovens e com as crianças e lhes oferecem uma gama imensa de possibilidades e de desejos.


Leia também

Emoções e autoconhecimento dentro do currículo

“Brasil precisa construir pedagogia do pertencimento”, defende Daniel Munduruku


Há quem diga que educar hoje seja mais difícil do que fora nas gerações anteriores. No entanto, sabe-se que educar sempre foi uma tarefa complexa e exaustiva, que exige do educador perseverança e porosidade. Sobretudo, porque não é razoável simplesmente transferir a educação recebida para os filhos e os alunos, como também não é sábio descartar a tradição, como se ela não estivesse presente nos valores de quem educa. 

No entanto, não é difícil concluir que os ensinamentos que precisamos manter, como legado civilizatório para o bom convívio social, são aqueles fundamentais relacionados aos princípios básicos e aos valores humanos inegociáveis. O mundo mudou e os jovens e as crianças não são mais os mesmos de ‘antigamente’. Independentemente das mudanças observadas no mundo, do estilo de vida e da quantidade de informações oferecidas, ainda é basilar e necessário ensiná-los a ser honestos, éticos, justos. A respeitar o outro e a sonhar com a vida que se deseja ter, para se sentir agente da própria existência.

Na educação moderna o que se propõe é uma mudança na maneira de ensinar na escola e em casa. Nesse novo paradigma, mediar é o melhor caminho. Assistir a um filme juntos como mote para discutir uma determinada situação, usar uma notícia que está tendo repercussão nas mídias, visitar exposições e instalações que discutem a sociedade ou canções cujas letras propõem algum questionamento podem ser um percurso interessante para conversar sobre os temas que possam ser exemplares ao processo educacional.

O filme A família Bélier é bom exemplo para que eduque o desejo de pais e filhos. Ele apresenta uma família de agricultores de uma cidadezinha do interior da França que vive da produção e da venda de queijos. Todos são surdos (pai, mãe e irmão caçula), com exceção de Paula, que administra parte dos negócios e é a intérprete de todos no convívio social e nas vendas. A garota tem um enorme talento para a música. Canta divinamente bem e por esse motivo é convidada pelo seu professor a prestar uma audição vocal para estudar em Paris. 


Leia também

De Elis Regina a Drummond: os vários olhares da primavera


Divididos entre os queijos e os sonhos, os pais serão obrigados a reavaliar a condução da educação da filha e o modo como vivem até então (o grau de dependência que criaram com Paula).  E ela precisa superar a angústia de abandonar a família para trilhar seu próprio caminho. A audição final com a presença dos pais, além de comovente, é uma oportunidade maravilhosa para aprender a reconhecer os desejos. 

As canções de Rita Lee também são provocações e ousadias que levaram a transformações na sociedade. Rita cantou como poucos o desejo: “E eu, para não ficar por baixo, resolvi botar as asas para fora (…) os incomodados que se incomodem”.  Provocou os anseios de quem deseja criar seu mundo: “Levava uma vida sossegada. Gostava de sombra e água fresca. Meu Deus quanto tempo eu passei sem saber. Foi quando meu pai me disse filha. Você é a ovelha negra da família. Agora é hora de você assumir e sumir”.  “Qual é a moral? Qual vai ser o final dessa história? Eu não tenho nada pra dizer, por isso digo. Que eu não tenho muito o que perder, por isso jogo. Eu não tenho hora pra morrer, por isso sonho.”

Evidentemente que nessa mediação educacional não se pode perder de vista que educar é frustrar e também provocar desejos. E o caminho entre os dois não é nada fácil. Há momentos em que ele se bifurca, uma vez que o pressuposto saudável na educação é apresentar ao jovem a vida como ela é. E isso exige afastar a tentação de proteger a cria em demasia ou se acautelar para liberá-la para os sustos da vida ou evitar que se enfie goela abaixo o modelo de vida do educador. Por incrível que pareça, o conflito é bem-vindo no processo educativo, porque ele impõe o diálogo (adequado a cada faixa etária), a análise de pontos de vista divergentes e a tentativa de algum ponto de conciliação.

A formação do caráter de um jovem bem mediada não passa, em hipótese alguma, na tentativa pretensiosa e onipotente de tentar evitar a frustração. Isso é impossível. Nem de frustrar de forma repressora como tentativa de privar o jovem do desejo para que ele sofra a duras penas para aprender a viver. A mediação educativa consistente é aquela que educa com sabedoria o desejo daquele que precisa enfrentar a vida e o mundo. E educar o desejo não é dizer o que desejar, mas ajudar a criança e o jovem a reconhecer seus desejos. O mais difícil talvez seja transmitir às crianças a coragem de desejar com sabedoria.  E sonhar com sabedoria é também ensinar que viver alucinadamente em torno apenas do desejo não é liberdade, é escravidão. E não viver alguns desejos nem sempre é precaução, pode ser covardia diante da vida.

Mediar a educação é talvez autorizar o educando (ou ensinar) a dizer sim e não para os momentos mais custosos e decisivos da vida em que não se pode vacilar. E também reforçar que não há na vida um desejo único, superior ou dominante. Mesmo quando a vida parece plena e alegre nunca estaremos protegidos do surgimento de desejos novos. Ajudar a reconhecer os desejos para abraçá-los ou para recusá-los, se não explica o sentido de ser e de estar no mundo, ajuda a afastar a sombra do sem-sentido.

Escute nosso episódio de podcast:


Leia mais

educação ambiental

Caminhos para gestores e professores implantarem a educação ambiental em...

+ Mais Informações
Sustentabilidade

Mais que aprender, vivenciar

+ Mais Informações
rotina escolar

Rotina escolar não pode ser espetáculo farsesco e perigoso

+ Mais Informações
humanidade

Continuará a saga humana no embate entre humanidade e crueldade?

+ Mais Informações

Mapa do Site