NOTÍCIA

Bett Brasil

Para proporcionar uma formação bilíngue, as escolas não precisam mudar sua identidade

Por Carol Stancati*: Hoje, a educação tem o objetivo de formar cidadãos críticos, capazes de dialogar com os avanços do mundo globalizado. A fluência no inglês é um caminho que facilita essa atuação, por expandir o repertório e as formas de aprendizado do estudante, além […]

Publicado em 08/05/2023

por Skies Learning by Red Balloon

Red_Balloon_destaque

Por Carol Stancati*: Hoje, a educação tem o objetivo de formar cidadãos críticos, capazes de dialogar com os avanços do mundo globalizado. A fluência no inglês é um caminho que facilita essa atuação, por expandir o repertório e as formas de aprendizado do estudante, além de conectá-lo com diversas outras nações. 

A nossa missão com a Skies Learning by Red Balloon, um programa pensado para a educação básica, é, justamente, promover essa formação nas escolas. E o melhor: o estudante pode ser bilíngue sem que a escola tenha um currículo, por si só, bilíngue. Fazemos a nossa sequência didática de acordo com a rotina de cada instituição e turma, sempre contextualizando o aprendizado para as crianças e para os profissionais.

O ensino de idiomas x o ensino bilíngue 

A diferença entre as duas metodologias depende muito da abordagem adotada, tanto pela instituição de idiomas quanto pelo ensino bilíngue. Geralmente, o ensino de idiomas é voltado para a aprendizagem de uma língua em específico, com aulas estruturadas para as quatro habilidades (Speaking, Listening, Writing e Reading). Logo, o foco é trabalhar gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão oral e escrita, além da conversação. 

Já o ensino bilíngue visa ampliar repertórios acadêmicos em duas línguas diferentes para desenvolver a proficiência na língua adicional e na materna ao mesmo tempo. Então, o aluno teria aulas básicas de matemática em português e inglês, por exemplo. 

Formando estudantes bilíngues 

A escola pode ser protagonista no ensino de idiomas e formar estudantes bilíngues, escolhendo uma solução que agregue e seja flexível. Na prática, a instituição nunca deve mudar a sua identidade para iniciar projeto algum – uma parceria sempre deve vir a seu serviço, respeitando o seu ritmo. 

É isso que fazemos com a Skies Learning. Junto à escola, elencamos quais serão os pontos estruturantes do nosso programa e os indicadores de sucesso. Assim, a implementação das aulas acontece de forma efetiva, e todos entendem o “como” e o “porquê” dessa novidade. 

Como a Skies Learning contribui para a satisfação das famílias? 

Além de favorecer a formação dos seus estudantes, a escola tende a aumentar a satisfação dos pais com a implementação da Skies Learning. 

O programa oferece à gestão escolar indicadores que permitem o crescimento do engajamento e da fidelidade, indicando as adaptações necessárias e o progresso das crianças. Pensando que o NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que mede a satisfação e lealdade das famílias, a instituição pode esperar índices cada vez mais altos com a nossa solução! 

Red Balloon

*Carol Stancati é diretora da Skies Learning by Red Balloon, mestre em educação pela PUC-PR e pela Griffith University, na Austrália, tem mais de 15 anos de experiência como professora e assessora de gestão pedagógica em Língua Inglesa.

Leia também:

“Seja em que momento for, o bilinguismo traz inúmeros benefícios cognitivos, sociais, culturais e econômicos”, defende pedagoga

Autor

Skies Learning by Red Balloon


Leia Bett Brasil

projetor-interativo-epson

Como tornar a tecnologia digital uma aliada do professor

+ Mais Informações
inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
augusto-cury-intoxicacao-digital-

Intoxicação digital e o papel da escola, segundo Augusto Cury

+ Mais Informações
avaliação socioemocional

Cultivando competências socioemocionais para o futuro

+ Mais Informações

Mapa do Site