NOTÍCIA

GEE22

A importância de um professor leitor

Boa parte das pessoas teve a experiência de começar a ler no ambiente escolar, uma vez que as casas brasileiras, em sua grande maioria, não são ambientes propícios. Sendo assim, se torna comum pais que não leem, crianças sem acesso à leitura – também por razões […]

Publicado em 13/08/2022

por Karen Cardial

Estevão Azevedo

Boa parte das pessoas teve a experiência de começar a ler no ambiente escolar, uma vez que as casas brasileiras, em sua grande maioria, não são ambientes propícios. Sendo assim, se torna comum pais que não leem, crianças sem acesso à leitura – também por razões socioeconômicas. Estevão Azevedo, mestre pela USP e escritor, assegura que mais desafiador que uma criança que vem de uma família assim, é um professor que não lê. Ele conta que a escritora Ana Maria Machado diz que é muito difícil ensinar a se apaixonar pela leitura se o professor também não é. “Se falamos com paixão de uma obra que a gente gosta, há muito mais chances de alguém ter interesse”, acredita Estevão.

A formação de professores leitores é fundamental para que as crianças se interessem, pois são eles os mediadores desse processo. Estevão explica que os docentes de todas as disciplinas devem praticar a leitura, não apenas o de português ou de redação. “O de geografia pode falar para seus alunos de uma obra que o agradou e que trate de um tema de sua área. Há também os que envolvem a matemática”, exemplifica Estevão, autor do volume de contos O som de nada acontecendo (ed. Record).

———

Leia: Mediação do professor impacta na leitura do aluno

———

Muita gente entende que dentro do universo escolar, a literatura é um instrumento para aprender algo específico. Quando a escola decide adotar uma obra para ensinar geografia ou história, certifica essa ideia, de que o mais importante é o conteúdo que ela transmite sobre algum saber do mundo. Só que isso vai na contramão da boa literatura e do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre formar pela fruição literária.

Estevão explica que para desenvolver as crianças desde cedo, a literatura tem importância por si só, e não somente pelos conteúdos que transmite. É essencial que aprendam a enxergar o universo que ela traz: as palavras que são escolhidas, o modo como são agrupadas, o trato com a língua. Há narrativa que fala da água, da história do Brasil, de questões socioemocionais, mas para ser útil, não deve tratar de uma única coisa e de um jeito só. Ela não pode dar apenas uma resposta. “Se uma obra responde a uma pergunta apenas, isso normalmente é má literatura”, complementa Estevão.

A literatura sempre ensina e é por isso que ela não se presta tão bem à função de abordar um único conteúdo. Estevão destaca o poder de lidar com sentimentos, com a alteridade, quando, através de uma história, pode-se viver profundamente a vida de outra pessoa, a ponto de vivenciarmos as emoções de um personagem, porém num ambiente seguro, protegidos pela ficção. 

———

Leia: O papel da literatura na compreensão do mundo e de si mesmo

———

Um espaço de liberdade

Deve-se estimular a criança a ter prazer com a literatura, e o segredo para isso acontecer é dar liberdade. “A criança interpreta como quiser, se atém ao que lhe chama a atenção, ao que lhe encanta ou ao que lhe toca, faz uma leitura livre de imposições, sem avaliações ou cobranças”, frisa Estevão. 

Enfrentar tudo isso na escola é tarefa difícil porque se parte de indicações de leituras padronizadas. É importante conhecer Machado de Assis porque faz parte do patrimônio cultural da humanidade, é um direito e uma ferramenta importantes. O jovem deve ter acesso ao cânone, mas ele também precisa de um espaço de liberdade, uma biblioteca onde ele possa escolher.

A escola deve criar estratégias. Um erro é condicionar a leitura a um teste para verificar se o aluno entendeu a história. “Pode ser que ele não saiba responder as cinco perguntas da prova, mas o livro pode ter transformado esse aluno profundamente em outros aspectos.” Estevão adverte que exigir pós-leituras são formas que matam o prazer.

Um bom livro é o que usa as palavras com propriedade, traz beleza e recursos estéticos. “A literatura é uma arte de múltiplos sentidos: se eu domino a estética do texto, mas tento claramente doutrinar sobre determinado aspecto para ao término chegar a uma única conclusão, então isso é má literatura, pois há um conteúdo imposto, e não abre a possibilidade para o leitor fazer sua própria interpretação”, acredita.

———

Leia: Formar novos leitores para entenderem a si e ao mundo

———

A diversidade é decisiva

É preciso que o jovem encontre aqueles com os quais se identifique.  Até pouco tempo tínhamos dificuldade de encontrar nos livros, na TV e nas músicas, personagens negros, mulheres, homossexuais, indígenas, como protagonistas das histórias. “Se o protagonista é sempre homem, branco, letrado e mora no Sudeste, como alguém diferente disso vai se identificar com o livro que lê?”, questiona Estevão. Esse pequeno espectro de pessoas que contam suas próprias histórias sobre elites privilegiadas, não é suficiente para dar conta da complexidade e diversidade do mundo, e assim, estamos perdendo muitas histórias boas. “A diversidade é decisiva não só para a literatura e a vida escolar, mas para a sociedade, cidadania e democracia”, garante Estevão. 



Grande Encontro da Educação

Estevão Azevedo participará do painel online Lentes para o mundo: formação de crianças e jovens leitores, em 18 de agosto, no Grande Encontro da Educação, que chega à oitava edição. Galeno Amorim e Malu Carvalho também estarão nessa mesa. Promovido pela Plataforma Educação e Plataforma Ensino Superior, o evento ocorre de 16 a 19 de agosto, de forma híbrida e com inscrições gratuitas. O encontro será híbrido nos dias 16 e 17 de agosto e somente online nos dias 18 e 19. Mais de 50 palestrantes estão confirmados.

Onde: Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), localizado no campus Cidade Universitária da USP. 

Inscrições gratuitas: https://grandeencontrodaeducacao.com.br/

professor leitor


Leia também:

Escola de SP cria manual antirracista e comitê da diversidade

Autor

Karen Cardial


Leia GEE22

painel Unesco - destaque

As 9 ações concretas da Unesco para avançar na educação do amanhã

+ Mais Informações
painel - ensino superior

Aprendizagem por projetos é caminho para preparar os jovens no mercado de...

+ Mais Informações
ensino superior destaque

Taxa de jovens no ensino superior diminui; governo precisa agir

+ Mais Informações
ensino técnico 2

Falta política pública para quem não ingressa no ensino superior

+ Mais Informações

Mapa do Site