NOTÍCIA
A tecnologia está pronta para auxiliar o educador a ampliar seu repertório de ensino junto aos alunos. Tanto que para o diretor de vendas da Epson, Glauco Ferreira, “é recomendável que eles participem do processo de seleção das novas tecnologias junto aos gestores”. Confira a […]
Publicado em 09/05/2022
A tecnologia está pronta para auxiliar o educador a ampliar seu repertório de ensino junto aos alunos. Tanto que para o diretor de vendas da Epson, Glauco Ferreira, “é recomendável que eles participem do processo de seleção das novas tecnologias junto aos gestores”. Confira a entrevista.
A transformação digital pressupõe uma integração de diversas ferramentas e processos operacionais do cotidiano em todos os departamentos das escolas, seja na secretaria, no departamento financeiro ou no planejamento pedagógico. Por isso, este processo começa com a mentalidade do gestor e na capacidade dele de engajar e capacitar os profissionais da instituição de ensino para lidarem com as novas plataformas e desenvolverem propostas de interatividade com os conteúdos programáticos. Estas inovações, no entanto, encontram limitações estruturais em grande parte do Brasil, onde a população não dispõe da infraestrutura ou não tem recursos suficientes para pagar por um bom serviço de conexão com a internet. Por outro lado, a pandemia obrigou que todas as instituições de ensino implementassem pelo menos um mínimo de digitalização, por meio das videoconferências e conteúdos adaptados para ambientes de ensino virtuais, além de dinâmicas de grupos online.
O professor é dentre todos os profissionais da escola o que tem maior contato com os estudantes e, por isso, o repertório mais amplo em termos de possibilidades e oportunidades de inserção de tecnologia para as turmas de alunos. Por isso, é recomendável que eles participem do processo de seleção das novas tecnologias junto aos gestores. Por fim, o educador precisará aprender a operar os equipamentos e a observar a assimilação das inovações pelos estudantes.
Os projetores de imagens da Epson, segmento no qual a empresa é líder de mercado mundialmente, proporcionam uma experiência de aula mais imersiva e cativante, com uma reprodução de imagens cores brilhantes, com contornos altamente precisos. Além da linha PowerLite, com equipamentos de alto brilho, a linha de projetores Epson BrightLink® oferece ainda a interatividade com o conteúdo projetado por meio de canetas ou módulos touch.
Os principais desafios e anseios das escolas são relacionados ao retorno do investimento feito nos equipamentos, necessidade de capacitação dos profissionais de ensino para configurar e operar os projetores, além da disponibilidade de suporte técnico para o caso de necessidade de ajustes, reparos ou elucidação de dúvidas. Após ouvir o mercado, a Epson lançou o pioneiro Programa de Locação de projetores educacionais, que promove a implementação de projetores mediante pagamento de um plano mensal de assinatura. Durante a vigência do plano, as instituições contam com serviços de instalação, orientação de uso e visitas de suporte técnico diretamente no local onde o equipamento estiver instalado. Ao final dos primeiros doze meses de assinatura, a instituição pode optar pela substituição por modelos de equipamentos atualizados.
Além dos projetores a Epson é referência no mercado de impressoras e multifuncionais corporativas da linha WorkForce®, que proporcionam economia de energia quando comparadas à tecnologia a laser, por contarem com a tecnologia PrecisionCore® Heat-Free, a qual dispensa o aquecimento no processo de ejeção de tinta. Estes equipamentos são ideais para as demandas diárias de impressão de documentos, imagens, apostilas e demais atividades pedagógicas, e podem ser adquiridos ou contratados por meio de outsourcing fornecido por nossos parceiros.
Obs.: A Educação estará fazendo uma cobertura especial durante toda a Bett Brasil 2022. Nos acompanhe por aqui e em nossas redes sociais.
Baseado em tecnologias web abertas, livro digital chega gratuitamente a educadores