NOTÍCIA

Ensino Superior

Matrículas em pós-graduação crescem 4,8% na pandemia

O número de alunos em cursos de especialização ultrapassou 1,3 milhão, um crescimento de 4,8% só em 2021, é o que revela a Pesquisa de Cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu), levantamento elaborado pelo Instituto Semesp e divulgado este mês. Especialmente na modalidade EAD, […]

Publicado em 10/12/2021

por Redação Ensino Superior

pos-graduacao

O número de alunos em cursos de especialização ultrapassou 1,3 milhão, um crescimento de 4,8% só em 2021, é o que revela a Pesquisa de Cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu), levantamento elaborado pelo Instituto Semesp e divulgado este mês. Especialmente na modalidade EAD, cujo valor das mensalidades chega a ser quatro vezes menor em comparação ao presencial, as matrículas atingiram 288%.

Leia: O que muda com a Base Nacional de Formação dos Professores

Apesar do crescimento, o estudo aponta ainda que apenas 4,5% da população com 24 anos ou mais possui cursos de especialização e que o nível proporciona um aumento salarial de 120,5%. Para o economista Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, a pandemia e as incertezas econômicas foram um fator decisivo para o crescimento dos cursos de especialização.

“Quando há uma crise, as pessoas se preocupam em melhorar a empregabilidade, seja para garantir a permanência no emprego ou para conquistar uma nova vaga. E, sem dúvida, a melhor maneira para fazer isso é investir na formação”, afirma.

No quesito empregabilidade, os pós-graduados também estão melhor colocados: atualmente são 76,6% no mercado de trabalho, contra os 54% graduados. O pico no número de trabalhadores com nível de especialização entre 2016 e 2021, foi em 2019, quando atingiu a marca de 84,9%.

Foto: Envato Elements

Pós-graduação predomina na rede privada e maior parte das matrículas são de brancos

O estudo revela ainda que a maior parte da oferta de cursos de pós-graduação se concentra na rede privada, com 90% e 173 mil cursos ativos, sendo 64% presenciais; 86% concentrados nas áreas de educação, ciências sociais, negócios e direito e saúde e bem-estar social. 

Leia: Investimento em educação no Brasil está distorcido, alerta diretor da OCDE

Apesar de uma queda sutil, ainda há predominância de alunos da cor branca entre os que frequentam cursos de especialização de nível superior no Brasil (716 mil alunos), o que representa mais de 60% do total, enquanto alunos de cor preta é de 48,7%.  “Houve uma discreta democratização do acesso nos últimos cinco anos, mas o Brasil ainda precisa avançar para garantir educação a todos”, pontua Capelato.

Já sobre o ingresso nos níveis mestrado e doutorado, apesar de ter ocorrido uma redução de 1,7% entre os anos de 2019 e 2020, houve um crescimento considerável de 18,1% em 2021, chegando a 441 mil matrículas.

*Este conteúdo foi postado originalmente no site da revista Ensino Superior

Assista

O desafio da formação continuada

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site