NOTÍCIA
Apresentado por Eduinfo: Existe uma relação significativa entre o espaço físico dos ambientes educacionais e como o projeto pode influenciar as crianças e também os professores e a equipe. Como a maior parte do processo de aprendizado ocorre em escolas e instituições de ensino, é imperativo considerar que o ambiente precário pode prejudicar o processo de aprendizagem entre os alunos e desestimular professores. Assim, é indiscutível que as instituições de ensino mantenham seu potencial de inspirar substancialmente tanto um grupo como o outro.
Soluções meticulosas de design de interiores para ambientes educacionais têm provado impacto positivo sobre os usuários e também sobre o ambiente geral dentro da instituição, resultado da abordagem das questões sociais, estéticas e econômicas inter-relacionadas dentro de um edifício escolar.
O resultado dos projetos escolares deve ser a criação de espaços funcionais, seguros, confortáveis e saudáveis. Ao criar ambientes escolares saudáveis, os designers de interiores reconhecem a importância da saúde e da aprendizagem.
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Com esse padrão, os designers devem elaborar ambientes que elevem o design do espaço além dos requisitos técnicos e enfatizem a improvisação da qualidade da experiência no espaço. Isso pode ser alcançado criando espaços que sejam saudáveis e estimulantes para que os alunos interajam, prosperem e apreciem o ambiente escolar. As estratégias de design devem ser reativas às conexões sociais que estimulam a comunicação e a participação dentro da estrutura escolar e favorecem o aprendizado.
Qualidade do ar
Considerando a quantidade substancial de tempo que os alunos, professores e funcionários gastam dentro da escola, a qualidade do ar interior pode ter um grande impacto em sua saúde. Sua má qualidade pode ter efeitos adversos na saúde, incluindo dores de cabeça, fadiga, falta de ar, congestão nasal, tosse, espirros, olhos, nariz, irritação na garganta, etc. Isso pode afetar a aprendizagem do aluno e a produtividade do professor. O uso de canteiros de plantas, materiais oleofóbicos (substâncias inovadoras que bloqueiam quase todo tipo de superfície contra água e sujeira) podem ajudar a melhorar a qualidade do ar interno.
A fim de proporcionar melhores espaços para aprendizagem e comunicação, é essencial que os espaços de aprendizagem não sejam apenas esteticamente sólidos, mas também ergonomicamente competentes para as crianças. Além disso, devem ser interessantes para promover o processo de aprendizagem nas instituições de ensino.
O ambiente visual é um fator muito importante que contribui para o processo de aprendizagem. Assim, os ambientes educacionais devem ter um fator “uau!” que atraia naturalmente os estudantes para a escola.
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A iluminação adequada é importante nas escolas porque os ocupantes passam a maior parte do tempo dentro da sala de aula. O processo de design para um ambiente educacional deve incluir o aspecto da iluminação, que é característica fundamental do design de interiores por conta do apelo visual. Assim, a integração efetiva da iluminação natural e artificial é crucial para impactar a qualidade dos espaços de aprendizagem. O planejamento eficaz das salas de aula ajudaria a colher a máxima luz natural.
O sistema acústico aprimorado é um pré-requisito para qualquer espaço de aprendizado. Um ambiente acústico eficiente é vital para facilitar as boas comunicações de professor para aluno e aluno para aluno. Isso elimina a necessidade de os professores se esforçarem para serem audíveis e, dessa maneira, os alunos podem aprender efetivamente comunicando-se uns com os outros e também com o professor. O uso de materiais absorventes de som ajudaria a criar o tipo certo de espaços de aprendizagem.
Ventilação – natural e artificial -, é uma característica muito importante que influencia a qualidade do ar e também a eficiência energética de qualquer espaço. A ventilação adequada em um ambiente educacional é extremamente importante, pois controla o odor e inibe a disseminação de doenças respiratórias. Além disso, o ar limpo e bem ventilado aumenta o desempenho dos alunos mantendo a atenção e a saúde. A orientação desempenha um papel importante na determinação do fluxo natural do vento no interior da estrutura. Posicionamento meticuloso de fenestrações ajudaria a deduzir a carga em sistemas de ventilação artificial.
Ao proporcionar conforto térmico, a intenção é oferecer um ambiente térmico confortável que promova a produtividade e o bem-estar dos ocupantes em um espaço educacional ou qualquer outro. Os requisitos incluem projetos eficientes de sistemas de construção que incluem: a barreira térmica, aquecimento, ventilação e ar condicionado.
Como se espera que os edifícios escolares apoiem várias atividades, isso requer que a infraestrutura seja adequada para o aprendizado, o desempenho e o envolvimento dos ocupantes nas necessidades de produtividade.
Designers de interiores, juntamente com um conjunto de conhecimentos técnicos, têm o conjunto de habilidades e experiência necessárias para criar espaços que sejam eficazes para a leitura e comunicação.
Documento com sugestões de crianças será entregue à Secretaria da Educação de SP