ARTIGO

Olhar pedagógico

Escola discute racismo estrutural com alunos, professores e colaboradores

A Escola Vereda, em SP, atendeu ao pedido dos estudantes e, juntos, criaram o projeto “Racismo estrutural: por uma formação acadêmica”

Publicado em 01/12/2020

por Redação revista Educação

escola-antirracista Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental II da Escola Vereda, localizada em SP, elaboraram um projeto com o auxílio dos docentes para discutir as raízes do racismo estrutural, no caso, o evento online Racismo estrutural: por uma formação acadêmica, que  acontece de 1 a 3 de dezembro e é voltado a estudantes, professores e colaboradores.

Leia: Como ensinar antirracismo para os alunos mais jovens?

O debate abordará a importância das cotas raciais, filosofia e literatura africanas, o movimento negro no Brasil e a prova do apagamento negro na paisagem de São Paulo com a participação do coletivo Cartografia Negra.

escola racismo estrutural

Escola precisa discutir racismo estrutural (foto de Andrea Piacquadio no Pexels)

Consciência de que é precisar mudar

A mediação será por conta de algumas das pessoas responsáveis por idealizar e tornar esse projeto real: o estudante Kevin Fontes, e os docentes Bibiana Micarelli, Leonardo Martins e Mateus Lopes. O objetivo do projeto é formar toda a comunidade escolar para o debate sobre o preconceito racial.

Leia: Entenda o que é uma educação antirracista e como construí-la

“Os debates sobre racismo e representatividade já eram uma realidade na Vereda, mas, em novembro, nós ficamos muito felizes de receber o pedido dos estudantes do 9º ano através do aluno Kevin Fontes para uma nova discussão, um projeto específico e mais atual. O planejamento do evento aconteceu no mês da Consciência Negra e foi muito significativo para nós perceber o envolvimento dos jovens e a parceria com os professores durante todo o processo. Estamos orgulhosos e certos de que essas formações e capacitações nos colocam no caminho mais próximo de tornar a nossa sociedade melhor para todos”, diz Thais Milson, coordenadora educacional da Escola Vereda e responsável pela organização do evento.

Leia também:

Indígena Ailton Krenak reflete sobre o coronavírus em ebook gratuito

Como o legado de Pestalozzi, Froebel, Montessori e Paulo Freire influenciam hoje os educadores

Autor

Redação revista Educação


Leia Olhar pedagógico

neurociências

Neurociências: o perigo das receitas prontas na aprendizagem

+ Mais Informações
saberes indígenas

Cris Takuá: escola viva e os saberes indígenas invisíveis

+ Mais Informações
Sustentabilidade

Mais que aprender, vivenciar

+ Mais Informações
Aluna matemática

Aprende mais quem aprende matemática de forma cooperativa

+ Mais Informações

Mapa do Site