Crianças de escola pública brasileira recebem carta da rainha Elizabeth II

Os alunos da Caminhos do Aprender, única escola pública da pequena Fagundes Varela, cidade interiorana de Serra Gaúcha, foram surpreendidos com uma carta enviada por nada menos que a rainha do Reino Unido, Elizabeth II.

“A rainha deseja que eu lhes agradeça pela carta em que vocês dizem a Sua Majestade que estavam aprendendo sobre os costumes e tradições do Reino Unido e sobre a Família Real. A rainha espera que vocês tenham gostado dos estudos”, inicia a carta digitada pela dama de companhia da realeza e a pedido da própria rainha.

Leia: Alunos do ensino médio criam cobertor impermeável para moradores de rua

Rainha Elizabeth II escola pública brasileira

Carta da rainha Elizabeth II aos alunos

A causa

Tudo começou por conta do projeto A união faz a vida, em que os próprios alunos escolhem um tema a ser estudado, e que no caso foi a família real britânica. A partir dessa temática, os 25 estudantes de duas turmas do 3º ano do ensino fundamental aprenderam matemática, geografia, história, português, inglês e demais disciplinas pesquisando sobre a família real.

Leia: Em e-book gratuito, criatividade é tida como essencial na formação de educadores

Os alunos montaram, por exemplo, maquetes com pontos turísticos de Londres, o que ajudou a entender sobre formas geométricas e aprender sobre os hábitos culturais, como o chá das cinco. Todo o conteúdo pesquisado foi apresentado em um teatro em formato de telejornal.

Mesmo com os estudos em sala, nem todas as questões foram respondidas. Foi aí que as crianças tiveram a ideia de enviar uma carta à rainha perguntando sobre como a majestade concilia a vida diária familiar com as responsabilidades da monarquia. A carta foi traduzida para o inglês pelas professoras e enviada no começo de julho. A resposta veio cerca de um mês depois acompanhada de um material educativo em inglês sobre a família real. A troca de mensagens gerou, é claro, muita alegria entre as crianças.

escola pública carta da rainha Elizabeth II

Alunos felizes com o acontecido (foto: reprodução Internet)

Leia também:

Débora Garofalo: a criatividade e o protagonismo do professor faz a diferença no mundo

Autor do recém-lançado livro Escravidão dá uma aula sobre como a escola deve tratar do tema

Envie um comentário

Your email address will not be published.