Notícias

FTD lança 6 coleções de Monteiro Lobato com obras infantis, juvenis e adultas

Entre os destaques está ‘Lobato em Cena’, que possui textos em prosas e adaptações para o teatro. Todos os livros contam ainda com projeto de apoio pedagógico

Publicado em 18/04/2019

por Redação revista Educação

Reforma-da-Natureza Ilustração Fido Nesti no livro A reforma da natureza

A importância de Monteiro Lobato (1882-1948) é tamanha que em 18 de abril, data de seu nascimento, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Para homenagear o escritor — e para a alegria de muitas pessoas — a editora FTD Educação lança seis coleções de obras de Lobato que vão de histórias infantis, juvenis a adultas.
Todos os livros contam com materiais de apoio para pais e professores e com um projeto pedagógico a ser desenvolvido ao longo do ano, o Viva Lobato. Entre as atividades propostas para a sala de aula está o grande sarau, com apresentações dos trabalhos elaborados pelos alunos, culminando em uma festa junina temática.

FTD coleções Monteiro Lobato

Livro Aventuras do Príncipe, ilustração Veridiana Scarpelli

Curiosidades
A coleção Lobato em Cena é uma nova forma de perceber o autor, uma vez que possui textos em duas linguagens: prosa e adaptação para o teatro. No primeiro volume da coleção, O museu da Emília possui ilustrações do artista Carlo Giovani, que cria maquetes de papel que imitam uma cenografia de palco.

O julgamento de Lobato

Trajetória de anciãs indígenas é tema de livro escrito também por indígenas

“Nossa ideia foi mostrar a obra lobatiana como nunca havia sido apresentada, para um amplo espectro de leitores, da educação infantil ao ensino médio. Foram meses de conversas, discussões e pesquisas para chegar a edições atrativas, inovadoras, que fizessem jus à linda produção do escritor e que trouxessem características modernas ao seu trabalho”, revela Isabel Coelho, gerente editorial de literatura da FTD Educação.
Meu Primeiro Lobato é uma coleção indicada para o público infantil e fundamental I, cuja proposta foi a de extrair dos livros clássicos e de outros materiais do escritor — como cartas — narrativas curtas e com muitas ilustrações. O livro O pinguim que andou de bonde faz parte desta coleção e é baseado em duas cartas escritas por Lobato em 1915 ao amigo Godofredo Rangel, nas quais ele relata o inusitado episódio de um passeio de bonde em Santos na companhia de um pinguim. A obra é ilustrada por Nelson Cruz.
Mão na massa
A produção do projeto teve início em 2017 e contou com cerca de 30 profissionais, desde escritores a designers gráficos e ilustradores. A editora convidou ainda um time de especialistas na obra do Lobato para criar a estrutura das coleções e participar do desenvolvimento de etapas como seleção dos textos, revisão técnica, textos de introdução, posfácios, convites à leitura, notas bibliográficas e glossários. Entre eles, estão: João Luís Ceccantini, doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista; Milena Ribeiro Martins, doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas; Hélio de Seixas Guimarães, professor livre-docente de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade de São Paulo; e Emerson Tin, doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas;
Foi desenvolvido um site com detalhes das coleções e entrevistas com especialistas que atuaram no projeto. Para saber mais clique aqui www.monteirolobato.ftd.com.br.

coleções Monteiro Lobato FTD Educação

Ilustração Fido Nesti no livro A reforma da natureza

Coleções:

  1. Meu primeiro Lobato: a partir dos 3 anos: coleção reúne histórias curtas de livros da obra infantil e adulta de Monteiro Lobato, acompanhadas de ilustrações que enriquecem a narrativa. Indicada para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a coleção pode ainda ser lida desde a Educação Infantil, com mediação de um adulto.                                                                                                                                  Primeiros títulos da coleção: Narizinho e o príncipe escamado; O pintinho Sura; O pinguim que andou de bonde, A costureira das fadas;
  2. Reinações de Narizinho: a partir dos 9 anos: coleção composta de onze livros, cada um dos quais correspondente a um episódio do livro Reinações de Narizinho. Publicado na íntegra em 1931, Reinações de Narizinhoreúne histórias publicadas separadamente entre 1920 e 1931. A obra conta as primeiras aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde de Sabugosa no Sítio de Dona Benta.                                               Primeiros títulos da coleção:  Aventuras no Sítio; O Marquês de Rabicó; O casamento de Narizinho; Aventuras do príncipe.
  3. Lobato em cena: a partir dos 9 anos: na coleção Lobato em Cena, o leitor encontra um texto teatral e um texto em prosa. O livro traz ainda personagens para serem recortados e páginas que, desdobradas, se tornam cenário para os leitores reproduzirem cenas da história.                                                                                     Primeiros títulos da coleção: O museu da Emília
  4. Maravilhas de Lobato: a partir dos 11 anos: a coleção reúne uma seleção das obras-primas infantis de Monteiro Lobato. Cada volume traz um texto de orelha assinado por um reconhecido escritor contemporâneo, uma biografia de Monteiro Lobato escrita pelo poeta Fernando Paixão, notas divertidas apresentadas por um personagem do livro nas margens laterais, glossário, o “Caderno de citações do Visconde de Sabugosa”, com citações literárias e históricas da própria obra acompanhadas de comentários sabidíssimos, além de um lindo mapa do Mundo das Maravilhas.                                                                                                 Primeiros títulos da coleção: O Saci; O Picapau Amarelo; A Reforma da Natureza.
  5. Os doze trabalhos de Hércules: a partir dos 11 anos: a coleção é composta de doze livros, cada um deles sobre um dos trabalhos que o rei Euristeu designou a Hércules. Cada volume da coleção inclui apresentação, glossário e Enciclopédia helênica, assinados por Adriane da Silva Duarte, professora de Língua e Literatura Grega da USP, além da biografia de Monteiro Lobato escrita pelo poeta Fernando Paixão. Inclui também um mapa dos doze trabalhos.                                                                                                                                         Primeiros títulos da coleção: O Leão de Nemeia; A Hidra de Lerna.
  6. Almanaque dos grandes clássicos da literatura: a partir dos 13 anos: o mundo de Lobato vem fazer parte desta coleção já emblemática da FTD. Cada volume da coleção traz informações organizadas em um almanaque, as quais abordam a vida, a obra e a época do autor de maneira concisa e em um projeto gráfico moderno. Ocupando cerca de quinze páginas, o almanaque apresenta farta iconografia e ilustrações.

A edição também conta com dois textos de especialistas nas seções “A chave para descobrir os clássicos” e “Convite à leitura”, além de um posfácio do organizador da obra. Os livros da coleção Almanaque dos Clássicos da Literatura Brasileira são os mais completos para o aluno se familiarizar com os grandes autores da literatura brasileira.
Título de Lobato a fazer parte da coleção:  O comprador de fazendas e outros contos.
 
 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site