Notícias

Apenas 4,5% das escolas públicas têm infraestrutura completa

Estudo do Todos pela Educação baseia-se em itens previstos no PNE

Publicado em 29/06/2016

por Redação revista Educação

Apenas 4,5% das escolas públicas brasileiras possuem infraestrutura completa de acordo com as recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE). A conclusão é resultado de estudo conduzido pelo movimento Todos pela Educação.
“Os dados sobre a precarização da infraestrutura já existem faz um tempo, porém não eram analisados ponto a ponto como é feito agora, a partir do que é pedido no PNE”, diz superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
Baseado no Censo Escolar de 2015, o levantamento constatou que as condições de infraestrutura são mais críticas no ensino fundamental. Na etapa, que vai do 1º ao 9º ano, somente 4,8% das escolas possuem todos os itens. Já no ensino médio, a porcentagem sobe para 22,6%.
Mesmo na infraestrutura básica, como acesso a energia elétrica, abastecimento de água tratada, e esgotamento sanitário, o acesso não é universal. Dentre as escolas públicas, 91,5% tem acesso à água tratada, enquanto somente 37,9% possuem esgoto sanitário.
Outros itens de infraestrutura considerados foram quadra esportiva, laboratório de ciências, biblioteca ou sala de leitura e acesso à internet de banda larga. Neste grupo estão os pontos mais críticos: o laboratório está presente em apenas 8,6% das escolas públicas de ensino fundamental e em 43,9% de ensino médio, enquanto a quadra aparece em apenas 31% de todas as escolas públicas.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site