O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a criação de um novo processo de avaliação do ensino brasileiro, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb). Por meio de reajustes nos questionários do Censo Escolar e da Prova Brasil, […]
Publicado em 15/06/2016
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a criação de um novo processo de avaliação do ensino brasileiro, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb).
Por meio de reajustes nos questionários do Censo Escolar e da Prova Brasil, as escolas terão retorno dos microdados do Censo da Educação Básica de forma diferenciada.
Os cálculos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, irão mudar: as instituições que registrarem maior evolução nas notas entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental terão Ideb superior. Hoje, cada etapa tem um índice baseado somente no resultado da avaliação feita pelos alunos e das taxas de fluxo com base na aprovação e no abandono escolar.
Além do Ideb, cada escola será avaliada com base em cinco outros índices: valorização dos profissionais da educação; universalização do atendimento escolar; melhoria da qualidade do aprendizado; superação das desigualdades educacionais e gestão democrática. Essesindicadores serão calculados por rede, etapa de ensino, município, estado e região. O formato do cálculo ainda será definido.
Também está prevista a implantação de um sistema de autoavaliação das escolas e a participação progressiva dos colégios particulares nessas medições. O ciclo avaliativo do Sinaeb deve acontecer de dois em dois anos, a partir de 2017.