Notícias

A evolução da tecnologia educacional e os benefícios na prática

O conceito de tecnologia educacional se relaciona com a aplicação de recursos tecnológicos como ferramenta que pode auxiliar ou aprimorar métodos de ensino. Trata-se de usar a tecnologia a favor da educação, promovendo maior desenvolvimento e melhor acesso à informação. Já faz algum tempo que […]

Publicado em 09/06/2016

por Redação revista Educação

A evolução da tecnologia educacional e os benefícios na prática

O conceito de tecnologia educacional se relaciona com a aplicação de recursos tecnológicos como ferramenta que pode auxiliar ou aprimorar métodos de ensino. Trata-se de usar a tecnologia a favor da educação, promovendo maior desenvolvimento e melhor acesso à informação.

Já faz algum tempo que a sala de aula se transformou em um espaço de grande interatividade, sendo terreno fértil para o desenvolvimento de mecanismos capazes de transformar aulas em experiências de conectividade. Nesse contexto, surgem diversas oportunidades para aplicação de diferentes tecnologias, mas é primordial que as mudanças sejam incorporadas ao cotidiano dos alunos, familiares, professores e gestores de forma tranquila e equilibrada, a fim de melhorar a experiência de todos e, principalmente, ajudar no ensino e na aprendizagem.

Por isso, o Sistema Poliedro tem um cuidado especial com as tecnologias educacionais e caminha na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento em busca das melhores soluções.

No Brasil, o Poliedro é reconhecidamente a marca educacional que mais inova na aplicação de tecnologia em educação. Esse sucesso amplia ainda mais a responsabilidade de toda a equipe, que cria, estabelece parcerias, atende ao cliente e realiza formações quanto ao uso dos recursos tecnológicos dentro dos colégios, dos cursos e também das Unidades Parceiras (UPs) do Poliedro.

Dentre os diversos recursos oferecidos, destaca-se o P+, uma ferramenta tecnológica que conecta escola, alunos e pais em um ambiente de interação e aprendizagem. Há, no P+, acesso rápido a informações sobre o desempenho dos alunos, recursos sugeridos para os estudos, acesso aos materiais de apoio e, acima de tudo, personalização, ou seja, a capacidade de prover para os usuários, de acordo com seus interesses específicos, as informações que de fato lhes interessam. A funcionalidade da ferramenta é atestada por alunos e profissionais de todo o Sistema Poliedro.

“O P+ é uma plataforma muito organizada e de fácil visualização. Nele, eu podia acessar as listas e os resumos publicados pelos professores e os recados da Unidade, além de acompanhar a análise e a evolução das minhas notas ao longo do ano.” (Roberta Lerin Lovisi, aluna do Colégio São Miguel Arcanjo, UP localizada na cidade de São Paulo).

“O P+ me permite acompanhar a evolução do desempenho dos alunos ao longo do ano por meio dos resultados dos simulados. Dessa forma, posso oferecer orientações mais específicas de acordo com a necessidade de cada um. O recurso ‘análise de desempenho’ é um grande diferencial. Os alunos que utilizam essa ferramenta estão um passo à frente, uma vez que têm a possibilidade de identificar pontualmente as áreas em que necessitam de um foco maior.” (Adriano Dias, orientador pedagógico da UP Colégio Progressão, de Taubaté-SP).

Para os gestores e coordenadores pedagógicos que atuam com planejamento, gerenciamento de recursos e elaboração e execução de projetos pedagógicos em suas Unidades, o P+ Escola certamente é uma ferramenta de grande valia, já que, por meio dele, é possível acompanhar os resultados obtidos em cada simulado e as análises de desempenho individual de todos os alunos. Com essas informações, pode-se elaborar planos de estudos rápidos e eficazes.

Existem muitos outros recursos que são continuamente aperfeiçoados, como os materiais que facilitam o estudo (videoaulas, simulações, animações, plataformas de estudo elaboradas de forma personalizada, com indicação de matérias, conteúdos e atividades de apoio), os recursos de apoio aos professores e gestores (materiais novos produzidos regularmente, recursos indexados e curados que podem ser acessados via aplicativo ou navegador, recursos de publicação de informações de tarefas e recados), entre outros.

Todo esse esforço é muito importante, pois o objetivo de aperfeiçoar continuamente a experiência de uso com recursos cada vez mais acessíveis e intuitivos é algo que certamente contribui para o crescimento das UPs do Sistema Poliedro, complementando assim um trabalho de qualidade realizado na busca da melhor e mais completa formação.

Para saber mais e conhecer outros benefícios do Poliedro, acesse o site.

Escolha o Sistema de Ensino das melhores escolas.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site