Notícias

Ensino híbrido: dividir e diversificar

Do Bett Blog Resumindo em uma sentença, ensinar de forma híbrida significa oferecer diferentes estratégias de aprendizagem, de preferência com o uso da tecnologia em algum momento, que possibilitem a personalização do ensino. Lilian Bacich, consultora do Instituto Península, pesquisadora do ensino híbrido e palestrante da […]

Publicado em 29/03/2016

por Redação revista Educação

Do Bett Blog

Resumindo em uma sentença, ensinar de forma híbrida significa oferecer diferentes estratégias de aprendizagem, de preferência com o uso da tecnologia em algum momento, que possibilitem a personalização do ensino. Lilian Bacich, consultora do Instituto Península, pesquisadora do ensino híbrido e palestrante da Bett Brasil Educar, explica abaixo um pouco mais sobre o tema.

O que é

Inspirado no blended learning o termo “ensino híbrido” pode ser usado para definir uma forma de dar aulas que varia as estratégias didáticas, de forma a oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem. Ele costuma envolver a tecnologia, mas não é esse o único viés. Tem como base oferecer diferentes meios para ensinar e aprender.

Papel da tecnologia

A tecnologia pode colaborar para a personalização do ensino, de forma integrada ao currículo. O ensino híbrido valoriza a estratégia de uso da tecnologia, voltada à personalização. Embora a realidade das escolas brasileiras nem sempre permita, seria interessante que a tecnologia estivesse presente sempre. 

Necessidade de recursos

Quando a tecnologia chegou às escolas, havia a ideia de que era necessário um computador por aluno, depois um tablet por aluno. Tudo individual. Com o ensino híbrido, se você tem quatro computadores, divide a classe em grupos e, enquanto um deles trabalha nos computadores, os outros fazem atividades diferentes. 

Livros didáticos

O ensino híbrido não vem para desmontar tudo o que existe; a ideia é somar. A escola do Brasil valoriza bastante o livro didático, e ele vai continuar sendo usado em sala de aula – enquanto um grupo pesquisa no computador, outro discute um texto do livro, por exemplo.

Papel do professor

O mais importante é  a metodologia. O foco, portanto, está no professor – e não no material, nem na infraestrutura, que depende da gestão. É o docente que pode colocar a tecnologia integrada ao currículo. O ensino híbrido traz a vantagem de aproveitar o que o professor tem disponível, ainda que a escola disponha de poucos recursos tecnológicos. 

Colaboração

A visão pedagógica de base para o ensino híbrido é a de que aprendemos melhor quando aprendemos com o outro. Mas esse outro não precisa ser só o professor; deve ser o colega de classe também. Conforme a criança vai crescendo, ela consegue aproveitar cada vez mais os agrupamentos, aprendendo de maneira colaborativa.

Ensino híbrido em outras etapas de ensino

Ele é comum no ensino superior nos cursos em EaD (ensino a distância), porque eles têm partes online, partes presenciais. Os cantinhos temáticos, comuns na educação infantil, compartilham da mesmo princípio, ao ofertar diferentes formas de aprendizado na sala de aula.

Como se aprofundar no tema

No Coursera, pode-se fazer um curso gratuito de dez semanas sobre o tema (coursera.org/learn/ensino-hibrido). Atualmente, mais de 1 mil professores do Brasil estão acompanhando o curso. 

Na Bett Brasil Educar, haverá um oficina oferecida pelo Instituto Singularidades, além de três mesas de debate com apresentação de cases inspiradores, com a participação de Lilian: uma sobre matemática e biologia, outra sobre linguagens, e a terceira com o foco no ensino de história e filosofia. Confira o dia e horário das apresentações:  
– 049 – Ensino Híbrido: Como Favorecer a Personalização nas Aulas de Matemática e Ciências Por Meio do Uso Integrado das Tecnologias Digitais? 
– 057 – Linguagens e Códigos com Ensino Híbrido: A Educomunicação na Produção de E-booKs nos Ensinos Fundamental e Médio 
– 065 – História Local, Relações Entre Gerações e Cultura Global no Ensino de História e Filosofia: Propostas de Diversificação das Abordagens em Ensino Híbrido  

 

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site