Painel no Grande Encontro da Educação abordou modos se sair bem em meio a dificuldades econômicas; confira dicas
A crise econômica brasileira chegou à educação: só no estado de São Paulo, 195,7 mil alunos fizeram a transição da escola particular para a pública recentemente. Diante deste cenário, o Grande Encontro da Educação, realizado pela revista Educação em São Paulo no último dia 7, debateu como refrear os impactos negativos da crise nas escolas particulares. Durante o painel “Diferenciais para aumentar a captação, conversão e reduzir a evasão”, Henrique Tichauer, da EXP Inteligência Educacional, Mauricio Costa Berbel, da Alabama Consultoria, e Harlei Florentino, diretor do Colégio Oswald de Andrade, deram dicas para aumentar a captação e a retenção de alunos.
- Para atrair novos alunos, deve-se olhar para todos que participam do processo de decisão. Não adianta ser atrativo apenas para o familiar que irá pagar a mensalidade. A escola também deve ser interessante para o futuro aluno, o familiar que fechará o negócio e as pessoas que podem influenciar esta escolha;
- Propaganda boca a boca só acontece se a escola chega até a boca das pessoas. O papel do marketing, então, é fazer com que a escola apareça entre os assuntos discutidos em uma comunidade, por exemplo;
- E como chegar à boca das pessoas com uma imagem positiva? Harlei sugere ações que ele usa em sua escola, como fazer projetos e eventos com a participação da comunidade e dos pais;
- Para uma campanha de matrícula se converter em novos alunos, o “tour” pela escola é peça-chave. Ele não deve ser padrão, mas se adequar a cada perfil de pai. Há aqueles que valorizam mais a infraestrutura de laboratório e outros que querem saber as ações que visam a aprovação no vestibular;
- É importante solidez na proposta da escola e um mapa de valores que alinhe toda a comunidade escolar. Nenhuma instituição de ensino é boa para qualquer perfil de aluno. Esta proposta pedagógica deve estar clara e alinhada entre a equipe da escola e, assim, deve ser esclarecida aos pais dos futuros alunos;
- Os valores da escola devem se traduzir em vários aspectos, desde os funcionários até o ambiente escolar;
- Visando aumentar a retenção de alunos, é importante diminuir o grau de incerteza em relação ao próximo ano. Toda a equipe deve estar alinhada e atenta às reclamações e insatisfações, tanto de pais quanto de alunos. A comunicação é fundamental neste processo. Quanto antes os sinais de evasão são identificados, mais fácil é reverter este quadro.