Notícias

Mais de 20% das crianças de 8 anos ainda não leem frases

Resultados de avaliação nacional indicam que alunos brasileiros vão melhor em escrita, com mais da metade capaz de produzir textos

Publicado em 18/09/2015

por Redação revista Educação

Cerca de 22% dos alunos com 8 anos ainda não são capazes de ler frases curtas, como piadas e versos. Em relação à escrita, 55% deles já conseguem continuar uma narrativa e articular frases. Estes resultados são parte da Avaliação Nacional de Alfabetização de 2014, que mensurou a proficiência em leitura, escrita e matemática de crianças do terceiro ano do ensino fundamental. O anúncio destes indicadores foi feito ontem pelo Ministério da Educação.

Os resultados dividiram os 2.456.132 estudantes avaliados entre quatro níveis em leitura e matemática e cinco em escrita. Em leitura, a maioria das crianças ficou entre os níveis 2 e 3, ainda não sendo capazes de inferir sentido a fragmentos de contos ou saber a que um pronome possessivo se refere (capacidades do nível 4).

Em matemática, a maioria das crianças (32%) se concentrou no nível 2, em que ainda não são capazes de resolver problemas de subtração com números naturais maiores do que 20, por exemplo.

As habilidades de escrita foram as mais altas entre as crianças brasileiras, pois 55% se concentraram no penúltimo nível. Nele, já se usa conectivos para articular as ideias de um texto, mas ainda com desvios ortográficos que não comprometem a compreensão.

A avaliação faz parte do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A prova deste ano, porém, foi cancelada devido ao corte de gastos no MEC. O Inep, porém, também afirma que era necessário reavaliar a estrutura da prova.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site