Notícias

Renato Janine Ribeiro toma posse como ministro da Educação

Em cerimônia, Dilma ressaltou a escolha de um professor para construir a "pátria educadora"

Publicado em 06/04/2015

por Redação revista Educação

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O novo ministro da Educação Renato Janine Ribeiro foi empossado pela presidente Dilma Rousseff na manhã de hoje, 6 de abril. Durante a cerimônia, Dilma enalteceu a escolha de um professor para ocupar o cargo. “Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora, convidei um professor, um pensador e um apaixonado pela educação; Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”, disse ela.

Em seu discurso, a presidente lembrou alguns nomes que marcaram a educação brasileira, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Darcy Ribeiro e ressaltou que Janine está à altura destes educadores. “Renato Janine Ribeiro é um ministro educador numa pátria educadora. Sua escolha traduz em simbolismo a minha maior prioridade para esses próximos quatro anos. Tenho certeza de que ele irá criar, transformar, melhorar e fazer avançar a educação no nosso país”, afirmou Dilma, que ainda lembrou o desafio de cumprir os principais eixos do Plano Nacional de Educação (PNE).

O novo ministro é paulista e se doutorou em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde leciona ética e filosofia política desde 1994. Janine recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, o Prêmio Jabuti, em 2001, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.

Ele já foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de ter sido secretário da SBPC e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008.

Com informações de Agência Brasil e da Assessoria do MEC

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site