NOTÍCIA

Edição 216

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Redacao

Publicado em 01/04/2015

Mudanças na Prova Brasil

Professores e gestores escolares poderão consultar quais foram os conhecimentos e habilidades demandados em cada questão

Chico Soares, presidente do Inep: a avaliação precisa entrar na rotina da escola

A partir da próxima edição da Prova Brasil, os professores e gestores escolares poderão consultar, junto com a liberação dos resultados, quais foram os conhecimentos e habilidades demandados em cada questão. O novo dado permitirá uma análise prática do que precisa ser reforçado e do que está dando certo em sala de aula. Essa é a expectativa do presidente do Inep, Chico Soares. “Esse projeto encontra-se em estado avançado de desenvolvimento. Já temos protótipos prontos e estamos fazendo um grande esforço para que a devolutiva da próxima Prova Brasil traga esse avanço”, disse Soares à Educação. A expectativa de que as avaliações de larga escala sirvam para melhorar o aprendizado não é apenas do presidente do Inep. Não faltam críticos ao fato de que, atualmente, os exames oferecem apenas um diagnóstico, sem cumprir com sua outra função, que é a de mapear as deficiências e fraquezas do ensino para que, assim, as escolas possam corrigi-las. As instituições que fazem esse uso dos resultados ainda constituem uma minoria e a causa disso seria a dificuldade para interpretar os dados gerados, apresentados de forma muito técnica. “Precisamos usar, na expressão do resultado da avaliação, mais a linguagem pedagógica. No Inep, não nos interessa simplesmente dizer o que a criança sabe ou não sabe. Também queremos dizer à escola como fazer para que a criança saiba aquilo que a questão está pedindo”, afirmou Soares, que esteve em São Paulo para participar de um evento promovido pela Câmara Americana de Comércio Brasil-EUA (Amcham) sobre a relação da iniciativa privada com os agentes de educação.


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