Notícias

Dia Mundial da Água: como levar o tema para a sala de aula?

Há muito mais na nossa relação com a água do que o tempo que passamos no banho; educadores apontam que temas ambientais não devem ser tratados isoladamente

Publicado em 20/03/2015

por Redação revista Educação

 

Abrir uma discussão sobre água com a informação de que ela compõe pelo menos metade do nosso organismo pode soar clichê, mas ajuda a ilustrar como maltratar nossas fontes e reservas é prejudicar a nós mesmos: afinal, somos parte do ciclo. O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março desde 1993, foi criado pela ONU como uma forma de estimular a discussão sobre nossa relação com os recursos hídricos.

A crise de abastecimento que hoje afeta grande parte do Brasil tem nos levado a repensar hábitos e adotar ações mais sustentáveis: reduzir o tempo de banho, reutilizar a água em que lavamos a roupa, deixar de limpar calçadas com mangueira. Mas não basta pensarmos em maneiras de poupar água no curto prazo, preocupados se teremos reservas para enfrentar a próxima estação seca. Se quisermos evitar que a situação se agrave, é preciso discutir o problema da água em todas as suas dimensões – sua relação direta com nossa saúde e com a forma como tratamos o meio ambiente como um todo. 

O problema da escassez e propostas para uma educação ambiental foram tema de artigos e matérias da revista Educação. O professor e pesquisador Gabriel Perissé aponta, em artigo na edição 213, que “uma educação pela água é feita de lições”. A primeira delas: não basta pensar no próprio banho, pois “quem não economiza a sua água está roubando a água de todos”. Outra lição é que a falta d’água “é sempre falta de outras coisas”, como políticas públicas e lideranças confiáveis.

A matéria Conteúdo líquido apresenta quatro itens obrigatórios para que uma proposta de educação ambiental funcione, segundo pesquisa do educador Elias Marques: o comprometimento dos educadores, a abordagem da relação estreita entre meio ambiente e saúde, a aplicação imediata dos conceitos e a regionalização da discussão. O tamanho e a diversidade do Brasil têm exigido ações pontuais para minimizar os estragos causados ao longo de décadas. Educadores destacam que não é possível tratar isoladamente as questões ligadas ao tema ambiental – é preciso considerar os contextos sociais, econômicos e culturais.

A questão também demanda respostas práticas e imediatas das escolas. A estiagem tem desafiado gestores a encontrar soluções para lidar com a escassez de água no ambiente escolar. Na Escola Estadual Professora Benedita Garcia da Cruz, em Itaquaquecetuba (SP), o ciclo de economia começou em dezembro de 2013. O assunto ganhou espaço na sala de aula em praticamente todas as áreas. Professores de geografia e matemática utilizavam a conta de água da escola como material de aula.

 

+Veja também na revista Escola Pública:

Ensino verde
Projetos de Educação Ambiental promovem a saúde e mudam a relação da comunidade com seu entorno, mas ainda precisam vencer a falta de continuidade das ações e de formação sobre o tema para os docentes

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site