NOTÍCIA

Políticas Públicas

Autor

Redacao

Publicado em 16/12/2014

Menos da metade das escolas indígenas contam com professores da própria comunidade

De um total de 15.289 docentes, apenas 7321 têm origem indígena

Gustavo Morita
Por meio de um manifesto, professores reivindicaram um sistema de ensino que respeite e preserve a cultura indígena

Menos da metade das escolas indígenas contam com professores oriundos da comunidade. De um total de 15.289 docentes – que atuam em 2.954 instituições em todo o Brasil –, apenas 7.321 têm origem indígena, conforme dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Com o objetivo de mudar esse quadro e reivindicar um sistema de ensino que respeite as crenças, valores e a identidade cultural das comunidades indígenas, mais de 100 professores, representando 49 etnias de todas as regiões do país, apresentaram na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada em Brasília, o Manifesto sobre a educação escolar indígena no Brasil – Por uma educação descolonial e libertadora. O dossiê é composto por 12 capítulos e abrange temas como a formação docente, legislação e a infraestrutura das escolas. Segundo o documento, há experiências em andamento que mostram a viabilidade de organizar a educação em “sistemas abertos”, sem separações rígidas entre classes ou séries, modelo considerado mais adequado aos princípios educativos indígenas, que valoriza o aprender fazendo e o aprender com os mais velhos. Porém, como é enfatizado no texto, não bastam mudanças superficiais para produzir uma escola que respeite e ajude a preservar a cultura indígena. É preciso alterar toda a estrutura da escola, incluindo sua lógica de funcionamento. 


Leia Políticas Públicas

Sem tabus: como avaliar a educação midiática?

+ Mais Informações

Pnad Contínua Educação: 72,6% das pessoas que frequentaram ensino...

+ Mais Informações
Gustavo Monaco

Uma nova Fuvest?

+ Mais Informações

Instituto Unibanco relança cátedra no Insper com Ricardo Paes de Barros...

+ Mais Informações

Mapa do Site