Notícias

Alunos brasileiros perdem um dia de aula por semana

Segundo pesquisa feita pelo Banco Mundial, desperdício de tempo é causado por atrasos, burocracias e aulas mal preparadas

Publicado em 24/11/2014

por Redação revista Educação

De todo o tempo gasto em salas de aula do país, 64% é utilizado para a transmissão de conteúdo, de acordo com uma pesquisa feita pelo Banco Mundial. A média brasileira está 20 pontos percentuais abaixo de padrões internacionais. Para o levantamento, foram avaliadas 15,6 mil salas de aula, sendo mais da metade delas no Brasil – classes dos ensinos fundamental e médio em MG, PE e RJ.

Atrasos, aulas mal preparadas e burocracias, como fazer chamada e distribuir trabalhos, estão entre as causas do desperdício do tempo escolar. A pesquisa Professores excelentes – como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe pode ser consultada online.

Esse desperdício do tempo é resultado da falta de organização dos professores latinos, afirmou Barbara Bruns, uma das autoras do estudo, em entrevista à BBC Brasil. Para ela, todos os investimentos em educação apontam para a relação aluno-professor em sala. “Se professores estão perdendo 20% do tempo de instrução com os estudantes, é como dizer que estão sendo perdidos 20% dos investimentos em educação, porque não estão sendo usados para o ensino”.

Para reverter o quadro, a especialista propõe uma mudança na preparação do professor nos cursos, que deveriam focar mais na prática do que na teoria do ensino.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site