Notícias

Projeto reduz evasão escolar de área rural do Peru com participação comunitária

Com modelo de alternância entre casa e escola, evasão caiu 18% nos locais em que o programa atua

Publicado em 07/11/2014

por Redação revista Educação

Foto: Divulgação

Um projeto conseguiu reduzir em 18% a taxa de abandono escolar entre jovens de zonas rurais do Peru. Ele é promovido pela Fundação Codespa e se baseia na participação comunitária na escola e na adaptação dos temas das aulas à realidade local. O programa foi um dos vencedores do Wise Awards 2014, premiação da Fundação Qatar para iniciativas de destaque na educação.

Um dos motivos pelos quais os alunos abandonavam a escola é a distância até suas casas. Por isso, o projeto propôs um modelo de alternância: os estudantes passam 15 dias no colégio, em internato, e 15 dias em casa. “Não separamos eles da família. A vantagem desse sistema é que eles não têm que ir todos os dias a uma comunidade muito distante, já que o fazem uma vez a cada 15 dias”, explicou o diretor da Fundação José Ignacio González-Aller ao UOL. No período em que voltam para casa, os alunos têm de desenvolver e implantar um projeto microempresarial rural, já que na escola também aprendem técnicas para esta área.

Além disso, a Fundação realiza a formação dos professores, pagos pelo Estado, e também a adaptação dos materiais à realidade local. Os produtos consumidos na escola são fornecidos e preparados pelas próprias famílias dos alunos e quem não pode ajudar recebe uma bolsa para continuar estudando. No período que passam com a família, os professores visitam e orientam os estudantes.

Fonte: UOL

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site