Notícias

Campanha alerta para o uso excessivo de remédios no tratamento de distúrbios de aprendizagem

Entre 2000 e 2010, a venda do metilfenidato, substância usada para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), subiu de 70 mil caixas por ano para dois milhões de caixas vendidas em 2010, inserindo o Brasil no patamar de segundo maior consumidor […]

Publicado em 31/07/2012

por Redação revista Educação

Entre 2000 e 2010, a venda do metilfenidato, substância usada para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), subiu de 70 mil caixas por ano para dois milhões de caixas vendidas em 2010, inserindo o Brasil no patamar de segundo maior consumidor da droga no mundo.

Com o objetivo de evitar o uso excessivo de remédios por crianças e adolescentes, o Conselho Federal de Psicologia lançou a campanha “Não à Medicalização da Vida”. A campanha pretende ampliar o debate sobre a medicalização da educação e alertar a população sobre os riscos das drogas lícitas, vendidas em farmácias e, na maioria dos casos, compradas com receita médica.

A prescrição desnecessária de medicamentos para crianças em função de diagnósticos precários foi abordada na reportagem “O peso do remédio” (edição 175). A banalização é um dos pontos levantados pela campanha dos diagnósticos patológicos. Certos comportamentos são muitas vezes encarados por pais e professores como sintomas de transtornos de aprendizagem, quando na realidade podem não passar de atitudes naturais às crianças e aos adolescentes.

Para mais informações sobre a campanha, acesse seu material aqui.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site