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Edição 263

Estados que adotam ensino médio integral revelam bons resultados

Seminário em São Paulo reúne governadores de estados brasileiros que revelam os retornos ao desenvolverem modelos focados nos últimos anos da educação básica

Publicado em 10/12/2019

por Redação revista Educação

Em 2017, Pernambuco foi pioneiro ao implantar uma política estadual que coloca o ensino médio em tempo integral. Como resultado, atualmente, 57% da rede conta com educação integral, com previsão de chegar a 70% até o fim de 2022.
“Hoje somos referência no Ideb, com uma taxa de abandono de 1,2%. Educação é a base de tudo e o caminho para tornar o país menos desigual, mas, para as políticas educacionais darem resultados, é preciso persistência e perseverança e o sucesso do ensino médio em tempo integral é resultado desse modelo com envolvimento de toda comunidade escolar”, afirmou o governador pernambucano Paulo Câmara, durante o seminário Perspectiva e fortalecimento da política de ensino médio integral nos estados, promovido em São Paulo pelo Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed), Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, com apoio do Todos pela Educação.

Indo na mesma linha, o vizinho Ceará possui 35% das escolas profissionalizantes em tempo integral. A meta é chegar a 50%. Recentemente, o Amapá também começou a investir no tempo integral para a última etapa da educação básica, somando 8 escolas nesse modelo. “Todo o sistema educacional do Amapá está sendo enriquecido e estamos conseguindo mobilizar todos os 16 municípios do estado. Nosso primeiro desafio foi reconhecer o problema e começar a traçar planos para mudar essa realidade. Começamos com 8 e pretendemos avançar muito em breve para o maior número de escolas possíveis”, revelou o governador Antônio Waldez Góes, também durante o seminário.

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Redação revista Educação


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