NOTÍCIA

Conhecimento

Leo Fraiman debate sobre a promoção da cultura de paz no combate à violência escolar

Mais de 40% dos estudantes adolescentes no Brasil admitiram já ter sofrido com a prática de bullying, de provocação e de intimidação, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O índice alarmante é um sinal de que atitudes urgentes precisam ser colocadas […]

Publicado em 18/08/2023

por Redação revista Educação

Leo-Fraiman_2023_destaque

Mais de 40% dos estudantes adolescentes no Brasil admitiram já ter sofrido com a prática de bullying, de provocação e de intimidação, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O índice alarmante é um sinal de que atitudes urgentes precisam ser colocadas em prática por toda sociedade para reduzir este problema.


Leia também

“É tiro, tia.” A rotina de violência imposta às escolas em áreas de risco

Educação para a promoção da cultura de paz


Para o psicoterapeuta e especialista em psicologia educacional Leo Fraiman instituir uma cultura de paz nas escolas pode ser o antídoto para o confronto, a violência e o bullying; e esta mudança pode impactar na boa saúde, produtividade e sentimento de pertencimentos dos alunos.

“Vivemos em uma sociedade que elegeu a violência como espetáculo e precisamos unir esforços entre a família e a escola para que os alunos de hoje sintam a sua integridade preservada, a sua segurança assegurada e, sobretudo, cresçam em um mundo em que percebam que os valores existem e que o bem comum é o nosso maior valor”, destaca Leo Fraiman.

Para debater o assunto que aflige toda a comunidade escolar e as famílias, o psicoterapeuta participa do 2º Encontro Nacional OPEE, em 30 de agosto, a partir das 19 horas. O encontro, aberto e gratuito, será transmitido pelo canal do YouTube da FTD Educação.

Além de Fraiman, participam do encontro como palestrantes a advogada e professora Alessandra Borelli, sócia do Opice Blum Advogados, head da área de educação e capacitação em ética, direito digital e proteção de dados e autora do livro Crianças e adolescentes no mundo digital – orientações essenciais; e a psicóloga clínica e especialista em educação Vanessa Rodrigues, que é professora de felicidade no programa de pós-graduação da Unicamp e idealizadora do projeto Perto Demais – programa socioemocional que atua na prevenção ao bullying e combate à violência nas escolas. 

Leo Fraiman
Psicoterapeuta Leo Fraiman
Foto: divulgação

Com o tema “Bullying: vamos juntos prevenir e construir uma cultura para a paz?”, o encontro dos especialistas, que terá a mediação da educadora Silvana Pepe, diretora da OPEE Educação, vai discutir a busca por soluções ligadas ao cultivo da paz e às práticas de não violência, não apenas na sociedade, mas no ambiente escolar. Também vai analisar como construir um cultivo de nossos valores mais preciosos para uma formação verdadeiramente humana e humanizadora. O evento é voltado para educadores, professores e gestores de escolas públicas e privadas.

Autor de mais de 20 livros e criador da Metodologia OPEE (Projeto de vida e atitude empreendedora), utilizada atualmente por mais de 1500 escolas, com mais de 350 mil alunos em todo país em parceria com a FTD Educação, Leo Fraiman é psicoterapeuta, orientador profissional, especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP).

Também é o autor campeão nacional de vendas da temática Projeto de vida, no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) pelo MEC (Ministério da Educação), com a obra Pensar, Sentir e Agir (FTD Educação).

“A Metodologia OPEE tem como missão inspirar crianças e adolescentes a lapidar os seus sentimentos, pensamentos e atitudes diante de si mesmas e dos demais. Há 20 anos investimos na formação de projetos de vida e de competências socioemocionais que estejam comprometidas com a formação de uma cultura de paz para alunos, crianças e adolescentes”, comenta Leo Fraiman.

Serviço

Evento: 2º Encontro Nacional OPEE 2023

Data: 30 de agosto

Horário: das 19 às 21 hs

Link de inscrição gratuita: https://www.sympla.com.br/evento-online/2-encontro-nacional-opee-2023/2084432

Transmissão: Canal do Youtube da FTD Educação https://www.youtube.com/channel/UCNUX3NlRCzvnKbBsTxc33bw

Leia também:

Socioemocional: espaço social de convivência, a escola deve desenvolver a habilidade de estarmos juntos

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

Movimento LED

Com Lázaro Ramos, programa apresentará projetos educacionais vencedores...

+ Mais Informações
inglês

Para 54% dos brasileiros, educação formal não gera proficiência em...

+ Mais Informações
mostra

Escola Lourenço Castanho inova e inaugura exposição itinerante

+ Mais Informações
Desafio LED

Estudantes podem ganhar 300 mil no Desafio LED 2024. Participe

+ Mais Informações

Mapa do Site