Por que é importante que seu aluno leia? Confira respostas científicas para a pergunta

Muito se fala sobre a importância da leitura para a vida de um aluno. Mas você conhece os estudos científicos por trás dessa máxima? Por que é importante que seu aluno se torne um grande leitor?

Separamos para você cinco respostas para a pergunta. Todas com base científica que comprovam que sim, é muito importante que o estudante tenha uma formação leitora eficaz e engajadora. Confira:

1 – Ler amplia o vocabulário e protege o cérebro contra deficiências cognitivas

A leitura é importante para que a gente consiga ampliar nosso vocabulário e expandir nosso conhecimento. E por que ampliar nosso vocabulário é importante? 

De acordo com pesquisadores da Universidade de Compostela, na Espanha, ter um nível mais alto de vocabulário ajuda a criarmos uma reserva cognitiva no nosso cérebro, algo importante para seu desenvolvimento e para evitar e proteger nossa mente do comprometimento cognitivo.

Outro estudo interessante que mostra o quanto a leitura é importante para nosso desenvolvimento cerebral foi a realizada na Universidade Stanford, dos Estados Unidos. De acordo com o estudo, ler ativa várias funções do sistema cognitivo e afeta diferentes áreas do cérebro, pois durante a leitura o fluxo sanguíneo aumenta em certos locais do órgão.

2 – A leitura prepara o estudante para o futuro

Essa resposta tem dois lados. O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de habilidades baseadas no conhecimento que lemos, seja um livro didático ou de ficção. Afinal, a leitura nos traz novos aprendizados e informações por si só.

Mas uma pesquisa da Universidade de Pádua, na Itália, comprovou a relação direta entre o hábito da leitura nas crianças e o sucesso que elas teriam na vida adulta. O interessante é que os pesquisadores notaram que os jovens que liam por prazer e não só por obrigação escolar acabavam obtendo salários 21% melhores. Ou seja, o importante é estabelecer o hábito leitor prazeroso em crianças e jovens. Para os especialistas, essa relação se deve exatamente ao fato da leitura ser uma fonte importante de conhecimento e desenvolvimento de diferentes habilidades.

Aqui vale ressaltar o quanto a leitura digital também é importante fonte de preparação para o futuro. Afinal, é através dos dispositivos tecnológicos que possuímos acesso a uma gama infinita de informações e conhecimentos. Além disso, a leitura digital trabalha também a alfabetização digital de crianças e jovens, tornando-os cidadãos mais preparados para utilização de dispositivos tecnológicos e o meio digital.

aluno leitor
Foto: Divulgação

3 – A leitura desenvolve a empatia e diversas competências socioemocionais

Acompanhar a trajetória de um personagem durante a leitura, conhecer sua história, seu ponto de vista e vislumbrar diferentes finais possíveis para aquele enredo. Tem exercício melhor para trabalhar a empatia e o respeito por diferentes realidades?

O estudo da New School de Nova York mostrou que a leitura é importante para o desenvolvimento da empatia, principalmente a leitura de textos de ficção. Isso porque é através da leitura que exercitamos nossa capacidade de compreender diferentes realidades, crenças, opiniões e pessoas com desejos diferentes dos nossos.

4 – Ler fortalece nossa criatividade e imaginação

Esse argumento não precisava nem de estudo para ser comprovado! Tem coisa melhor para exercitar nossa imaginação do que imaginar os cenários, personagens e contextos de um livro? Brincadeiras à parte, esse aspecto da leitura foi comprovado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá.

O grupo de cientistas descobriram que pessoas que leem ficção têm mais tendência a aceitar pensamentos ambíguos e entender diferentes aspectos de um mesmo assunto, desenvolvendo sua criatividade e imaginação.

Criatividade e imaginação são duas habilidades importantes para resolução de problemas do nosso dia a dia. Ter a capacidade de enxergar diferentes aspectos nos auxilia a pensar soluções criativas e possíveis saídas para situações do nosso cotidiano.

5 – Ler é uma fonte de prazer e ajuda a diminuir o estresse

O último argumento está ligado ao quanto ler pode ser divertido e prazeroso. E não só isso: a leitura também pode ser um acalanto, ao dialogar com a realidade de crianças e jovens, mostrar soluções para situações ruins e gerar a imersão na história e identificação com os personagens.

Na Universidade de Sussex, no Reino Unido, pesquisadores descobriram que somente seis minutos de leitura por dia pode ajudar a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse, o que é uma notícia ótima em um contexto de ansiedades e medos pós-pandemia.

Que tal conhecer mais sobre os benefícios da leitura com a Árvore? A Árvore é uma solução de leitura digital para escolas que trabalha a formação de leitores engajados no próprio aprendizado. Saiba mais no site.

Leia também:

Formar novos leitores para entenderem a si e ao mundo

Envie um comentário

Your email address will not be published.