NOTÍCIA

Edição 282

Futuro da escola: onde a criatividade e a fantasia são estimuladas

Grupo educacional se baseia na neurociência, vivências montessorianas e mesmo de olho no Enem prioriza o socioemocional

educacao-criativa Escola como laboratório de aprendizagem (foto: divulgação)

Inaugurado em 2003, em São José dos Campos, SP, o Grupo Educacional Opção possui duas unidades de ensino: o Colégio Opção Kids, voltado para o ensino infantil, e o Colégio Técnico Opção, centrado no ensino fundamental e no médio. Com o intuito de ir além do ensinar, “foi criado para ser um lugar onde crianças e jovens fossem acolhidos e tivessem desenvolvidas suas habilidades, sempre valorizando o desenvolvimento socioemocional como fundamental nesse processo”, apresenta Jamille Dias, mantenedora de ambas as unidades e diretora.


Leia também

Educando para os valores: BNCC e o novo ensino médio

Repertório sociocultural e disciplina: dicas de alunas nota máxima na redação do Enem


Ao todo são 140 alunos e 15 professores na unidade infantil e 650 alunos e 52 professores na unidade do Colégio Técnico Opção. Com uma metodologia de ensino baseada na neurociência e com material de ensino assinado pelo psicoterapeuta Leo Fraiman, o Colégio Técnico Opção possui aulas diárias de inglês, música, programação de games e robótica, além de opções de cursos técnicos e aulas preparatórias para o Enem, ofertados para o ensino fundamental 1 e 2, ensino médio regular e ensino médio com os cursos técnicos em informática, administração, meio ambiente e mecatrônica.

No ensino fundamental, do 1º ao 8º ano, as aulas são no período da tarde e a proposta pedagógica oferecida por eles é baseada em vivências e experimentações, a fim de tornar o ambiente escolar um grande laboratório de aprendizagem, sendo o acolhimento e o brincar prioridades na rotina das crianças.

“A proposta pedagógica para o fundamental 1 em nosso colégio é baseada nas vivências montessorianas. Acreditamos que a criatividade e a fantasia, o brincar, a felicidade devem ser fundamentos do currículo para que as crianças mantenham a alegria de vir à escola”, conta Jamille. 

Proximidade com a comunidade escolar

Já o 9º ano e o ensino médio funcionam no perío­do da manhã com a tarde livre para os alunos poderem escolher e realizar cursos técnicos. O colégio possui salas multimídia, quadra poliesportiva, rede wi-fi, sala de estudo e laboratórios de programação, eletrônica e mecânica e uma sala maker para projetos de metodologias ativas. “Como consequência do trabalho desenvolvido, temos crianças felizes e autônomas e jovens que alcançam, a cada ano, um resultado ainda melhor no Enem e oportunidades nas maiores empresas da região, consolidando o reconhecimento dessas empresas que têm no colégio um referencial para a busca de estagiários”, garante Jamille Dias. 

“Acredito que o maior diferencial de nossas escolas é a proximidade das famílias e a equipe gestora. Neste momento, em que foram tantos os desafios, estarmos juntos e à disposição para conversarmos e encontrarmos as soluções foi ainda mais importante”, diz a mantenedora, a respeito dos desafios que enfrentaram durante a pandemia e o fechamento das escolas.

Segundo ela, o Colégio Opção foi pioneiro na cidade na iniciação de aulas remotas e ao vivo, isso no primeiro dia do fechamento dos prédios escolares, em 23 de março de 2020: “Sendo uma escola credenciada ao Google for Education, investimos na capacitação de nossos professores e de nossa equipe, além da aquisição de equipamentos para a transmissão das aulas e, por meio do nosso programa “Opção in Home”, oferecemos toda a estrutura para que nossos alunos continuassem seus aprendizados. Também desenvolvemos projetos para que nossa equipe pudesse continuar com eles diariamente, preservando as bases pedagógicas e cuidando dos aspectos emocionais”.

futuro da escola

A mantenedora Jamille Dias acompanhada na foto de seu filho
Foto: arquivo pessoal

O sistema de ensino é voltado também para a preparação dos alunos para o Enem, com simulados e devolutivas individuais desde o 1º ano do ensino médio, com acompanhamento psicológico, com orientador de carreiras, plantões de dúvidas, aprofundamentos diários físicos ou remotos e aulas para ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Na opinião de Jamille: “A escola tem que ser pensada para os alunos e eles são diferentes da geração dos professores e gestores. Partindo desse princípio, acredito ser imprescindível a capacitação de toda a equipe tanto do ponto de vista técnico, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de projetos, como do emocional, acolhendo as inseguranças de nossos colaboradores e mostrando alternativas para atender às demandas das nossas crianças e jovens. Seguimos otimistas e acreditando nessa geração, que demonstrou o quanto é forte e capaz, superando com resiliência muitos desafios impostos por uma pandemia sem precedentes no mundo”.

Para ela, o Grupo Educacional Opção, após investir em 2021 na estrutura da unidade Kids, está se preparando para investir em melhorias na unidade do fundamental e médio: “Do ponto de vista pedagógico, os projetos estão sempre sendo revistos e incrementados. Nenhum ano letivo é igual ao outro. Já estamos com muitas novidades prontinhas para serem implementadas em 2022”.

Escute nosso podcast:

Autor

Série Futuro da escola | Apresentado por FTD Educação


Leia Edição 282

educacao-criativa

Futuro da escola: onde a criatividade e a fantasia são estimuladas

+ Mais Informações
educacao-infantil-masculina

Ao excluir professor homem, educação infantil limita convivência com...

+ Mais Informações
pexels-katerina-holmes-5905918

Socioemocional: fugir dos modismos e compreender o tema a partir de seu...

+ Mais Informações
Colégio-Renovação-escolas-baixo-custo

Escolas de baixo custo preocupam as isoladas

+ Mais Informações

Mapa do Site