NOTÍCIA

Uncategorized

Como a leitura prepara os alunos para o futuro?

Publicado em 29/09/2021

por Apresentado por Árvore

leitura-alunos-arvore

leitura alunos

Nos últimos quatro anos, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, segundo a pesquisa Retratos da Leitura. A falta da leitura impacta diferentes frentes da vida de um estudante: afeta a escrita, a compreensão e visão crítica do mundo, além da preparação para o futuro. Afinal, a leitura é uma importante aliada na aprendizagem dos alunos, ajudando no desenvolvimento do senso crítico, criatividade, interpretação de mundo e habilidades socioemocionais.

Dessa maneira, garantir uma formação leitora perpassa por garantir uma preparação completa para o futuro. Mas como isso acontece na prática? A Árvore, maior plataforma de leitura digital para escolas do Brasil, ajuda a responder esta pergunta.

Ler mais para desenvolver autonomia e senso crítico

Com a leitura, expandimos nosso repertório cultural e nosso conhecimento sobre o mundo, entrando em contato com diferentes realidades e formas de vida. Portanto, ao ler estamos também desenvolvendo nosso senso crítico.

É o senso crítico que também ajuda no desenvolvimento da nossa autonomia. A partir dele, adquirimos a capacidade de interpretar o mundo e fazer escolhas baseadas em nosso próprio conhecimento.

Habilidades socioemocionais são também promovidas na leitura

Dessa maneira, a leitura ajuda a desenvolver uma série de habilidades e competências, que perpassam tanto nosso conhecimento como nosso socioemocional.

Autonomia, empatia, criatividade e curiosidade. Essas são algumas das habilidades socioemocionais que a leitura ajuda a desenvolver, a partir do contato com as histórias, a identificação com personagens e os conteúdos de atualidades.

Leitura e tecnologia para uma formação integral

As mídias digitais estão presentes no nosso cotidiano e têm sido cada vez mais utilizadas para a leitura. Assim, nesse processo de formação de novos leitores, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada.

Conteúdos de atualidades, livros digitais e redes sociais são apenas alguns exemplos de conteúdos digitais que podem ser utilizados para a aprendizagem e, consequentemente, para a preparação para o futuro.

Vivemos em um mundo cada vez mais complexo e digital, portanto garantir uma educação midiática e preparar os jovens para esse mundo é essencial.

Conheça o trabalho da Árvore!

A Árvore é um exemplo de tecnologia educacional voltada para a formação de novos leitores preparados para o futuro. Com as soluções digitais de leitura da Árvore, os alunos têm acesso a um acervo vasto e diversificado, ideais para o ensino bilíngue, conteúdos de atualidades e um ambiente lúdico e inovador.

Com a Árvore, sua escola torna-se reconhecida por preparar o estudante para uma atuação no mundo de forma ética e cidadã.

Quer saber como levar a Árvore para sua escola? Fale com a equipe direto pelo whatsapp +55 21 97263-7466 ou saiba mais acessando o site! 

Quer mais dicas como essa? Acompanhe os conteúdos da Árvore nos canais: Instagram, Blog, YouTube, Podcast

Leia também

António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir

Autor

Apresentado por Árvore


Leia Uncategorized

little-girl-wearing-eyeglasses-reading-a-story

Livraria, novo espaço das crianças

+ Mais Informações
edify 2

Edify Education tem quatro painéis na votação do SXSW Edu 2023

+ Mais Informações
certificado-universidade-cambridge

Por que ter uma certificação internacional da Universidade de Cambridge?

+ Mais Informações
programa-idade-midia

Programa de TV que discute educação e mídia abre edital para...

+ Mais Informações

Mapa do Site