ARTIGO
Artigo sobre autoavaliação dos alunos escrito pelas professoras Flávia Andrade e Luciana Casilli do 4º ano do Colégio Santa Maria
Publicado em 01/12/2019
Pelas professoras Flávia Andrade e Luciana Casilli*
“Nem todas as aves são águias
Mas quase todas dominam os ares”,
Aurélio da Costa Ferreira
Como somos reconhecidos frente a um grupo de pessoas que exercem um papel social comum ao nosso?
Afinal, não são as ações idênticas que nos destacam, mas as características singulares que imprimem nessas ações a subjetividade que nos diferencia, tornando nossas produções únicas. Essas diferenças são produto da cultura, das experiências vividas, dos saberes anteriormente construídos, que nos capacitam a deixar marcas particulares por onde passamos.
Leia: Precisamos falar sobre alergia alimentar dos alunos
Nas salas de aula isso não é diferente. A heterogeneidade é um fato. Não existem sequer dois alunos iguais. Cada um traz consigo motivações e expectativas múltiplas, diversidade de pensamento, ritmo distinto para desenvolver habilidades, bem como capacidades diversas. E se os alunos são diferentes, por que devem aprender de maneira uniforme?
Professoras Flávia Andrade e Luciana Casilli durante as aulas (foto: divulgação)
Foto: divulgação
Escolas se abrem para o digital e adotam novas ferramentas e práticas pedagógicas
Rubem Alves: A escola dos meus sonhos