O desafio de fixar uma marca na mente do consumidor

0

O mundo vive hoje uma maré alta de informação. A cada dia multiplicam-se as plataformas de comunicação, fazendo com que na hora de se adquirir um serviço ou produto, venha a dúvida: qual mesmo? Como saber se sua marca é lembrada e como é lembrada? Submetendo-se a um escrutínio, como o Top Educação, por exemplo.
Quando a Editora Segmento inaugurou a série Top Educação em 2007, a internet já despontava como uma das grandes invenções, mas ainda não tinha atingido os picos de hoje em dia. Naquela época, e durante mais de 10 anos, o grupo Positivo esteve presente com seus anúncios na dupla de abertura, todos os anos, em todas as edições.  Não estranha, portanto, que a marca lembrada em todas as 13 edições do Top foi o Positivo, ainda que nos últimos sete anos sua presença no impresso seja pontual.
Leia: 21 anos de Enem: conheça a história do maior exame educacional do país
Estabelecer uma marca na mente do consumidor é o sonho de todas as marcas. A estratégia para atingir isso não é obtida apenas com mídia programática, mas se utilizando de todo arsenal de comunicação que existe. Para desespero geral, fazer um brand ser reconhecido pelo seu mercado não é tarefa fácil.

marcas consumidor educação

Representantes das marcas vencedoras do Top Educação na cerimônia de entrega das placas

Top Educação 2019 com novidades

Introduzimos neste ano mais um dado para ajudar as marcas a pensarem em como tornar-se perene: quantas vezes, durante 13 anos, foram lembradas. Vale dizer que os votantes do Top Educação são gestores de escolas, justamente o público-alvo das marcas.
Essa votação se dá on-line, a divulgação alcança todas as mídias: site, redes sociais e o impresso. Enganam-se aqueles que imaginam que o papel acabou. O que houve foi uma transformação das revistas, para ficar num exemplo: diminuiu o número de edições, mas ficaram mais sofisticadas, com maior durabilidade, inclusive no seu conteúdo. Ainda hoje lançam-se revistas na Europa, como constatação de que as mídias, historicamente, se somam.
Leia: Pesquisador chileno critica sistema de vouchers escolares: tende a aumentar desigualdades e segregação
Para ficar no exemplo da revista Educação, hoje existe uma complementação nos conteúdos de site, redes sociais e impresso, além dos eventos. Então, ficou mais complexa a elaboração de um plano de marketing. Mas nossa plataforma está à espreita de oportunidades para os nossos parceiros, os fornecedores de escolas.

A entrega do prêmio

A cerimônia de entrega das placas aconteceu em 14 de outubro, no MIS (Museu da Imagem e do Som), na capital paulista. Ao todo 42 empresas foram premiadas, sendo 31 atuantes no setor de educação básica e 11 no ensino superior.
Para saber mais acesse o site oficial (clique aqui). Vencedores por setor e categorias:

Educação básica

Acampamento: Paiol Grande
Ação social: Fundação Itaú Social – Projeto leia para uma criança
Avaliação educacional: Avalia Educacional
Brinquedos educativos: Pimpão
Consultoria educacional: – Instituto Singularidades
Editora de livros didáticos: Saraiva
Editora de livros didáticos de idioma: Oxford University Press
Educação tecnológica: ZOOM education for life
Empresa de facilites e terceirização: Grupo Souza Lima
Escola de idiomas: Cel.Lep
Fabricante de veículos escolares: Man – Volkswagen
Fabricantes de computadores /tablets e notebooks: Samsung
Instituição de Ensino De pós-graduação para docentes: Instituto Singularidades
Instituição de ensino EAD para docentes: Centro Universitário Internacional Uninter
Intercâmbio: CI – Intercâmbio e Viagem
Literatura infantil: Editora Moderna
Literatura juvenil: FTD Educação
Livrarias: Livraria da Vila
Móveis Escolares: Desk Moveis Escolares e Produtos Pláticos LTDA
Projetos Educacionais: Programa escolar Faber-Castell
Restaurantes/cantinas escolares: Sodexo
Seguro educacional: MAPFRE Proteção Educacional Multiflex
Sistema de ensino bilíngue: International School – Solução Bilíngue
Sistema de ensino rede privada: FTD Sistema de Ensino
Sistema de ensino rede pública: Aprende Brasil – Positivo
Softwares administrativos/gestão/horários: SophiA – Primasoft
Softwares para bibliotecas: Softwares SophiA e Philos
Softwares educacionais: Árvore de Livros
Tecnologia de acesso/catracas/biometria: DIMEP
Tecnologia audiovisual: Epson
Turismo educacional: Cidade do Livro

Ensino superior

Biblioteca digital: Grupo A
Software de gestão educacional: Lyceum – TECHNE
LMS sistema de aprendizagem: Canvas
Gerenciamento de segurança da informação: CISCO
Software de gestão de pessoas: LG lugar de gente
Software de gerenciamento para captação e retenção: CRM Educacional – Captação de Alunosl
Crédito educacional: Creduc
Empresa de cobrança: COBRAFIX
Outsourcing de impressão: CANON
Seguros – Seguradoras: Mapfre
Tecnologias para EAD: Canvas

Leia também:

Um dos criadores do Pisa analisa o investimento público em educação no Brasil

Como melhorar a capacidade de tomar decisões

Envie um comentário

Your email address will not be published.