COLUNISTAS

Colunista

João Jonas Veiga Sobral

É professor de Língua Portuguesa e orientador educacional

Publicado em 28/11/2018

Na sala de aula

Coluna de João Jonas Veiga Sobral, professor de Língua Portuguesa e orientador educacional, discorre sobre a rotina na sala de aula

— Pessoal, tudo bem? Vou entregar as provas e fazer a correção das questões. Os primeiros que receberem as provas analisem, por favor, as respostas dadas.

— Você foi bem nessa prova? – perguntou um aluno preocupado ao colega ao lado.

— Eu fui muito bem, obtive oito e meio. Não errei nenhuma questão. Acertei seis, e o professor me deu meio certo nas outras quatro. E você?

— O professor me deu quatro e meio. Eu acertei duas questões, ele deu meio certo em outras quatro também – respondeu o agora irritado colega de classe e de prova.

— Quais foram as quatro questões que o professor deu meio certo para você?

— Ele deu meio certo nas questões dois, cinco, sete e oito. E para você?

— Ele deu meio certo nas questões um, cinco, sete e oito.

— Você percebeu a coincidência? Ele deu meio certo nas questões sete e oito para mim e para você.

— Nossas respostas estão parecidas e completas, por que ele só deu meio certo para elas? Professor, por que você deu meio certo para as nossas questões sete e oito?

— É, professor. Se nós apontamos certo a questão, por que você deu meio certo?

— As respostas estão parcialmente certas. Mas interessante o raciocínio de vocês. Segundo vocês, nas questões em que obtiveram nota completa, o acerto foi atribuído a vocês mesmos. Nas questões em que obtiveram notas parciais, atribuíram a mim o suposto desconto. Creio que a relação estabelecida por vocês apresenta problema de paralelismo e de imparcialidade. Como nas questões avaliadas como meio certas.

João Jonas Veiga Sobral é professor de Língua Portuguesa e orientador educacional.

Leia também:

Eu odeio brócolis


Leia mais

WhatsApp Image 2024-11-05 at 10.39.54

Banir o celular, sem negligenciar urgências

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-10-28 at 13.50.07

Romper com a exclusão velada, para construir a escola inclusiva

+ Mais Informações
Multicultural,Group,Of,Young,Friends,Bonding,Outdoors,And,Having,Fun

Internet virou Las Vegas para estudantes brasileiros

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-10-11 at 14.03.10

Como implementar a BNCC da Computação no currículo escolar

+ Mais Informações

Mapa do Site