NOTÍCIA

Edição 237

Inep completa 20 anos como autarquia

Em março de 1997, instituto mudou perfil e se transformou no principal órgão de produção de dados sobre a educação brasileira *Texto corrigido em 20 de abril (ver nota ao final)

Publicado em 15/03/2017

por Redacao

Este mês de março marca os 20 anos da transformação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em autarquia. Mais do que uma mudança de status administrativo, essa mudança significou uma transformação do perfil de atuação do órgão que, na época, se resumia a uma assessoria especial da Presidência da República, esvaziada no contexto da reforma administrativa promovida por Fernando Collor de Mello.
A partir de 14 de março de 1997, o Inep deixou de ser um centro de produção e fomento de pesquisas para se transformar no principal órgão de produção de dados sobre a educação brasileira: do Censo Escolar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb, este instituído em 2007) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Inep desempenha um papel estratégico na definição e nos rumos das políticas públicas para o setor.
Passadas duas décadas, o órgão se vê frente ao desafio de debater e repensar suas atribuições e papéis. Afinal, ao mesmo tempo que centraliza a produção de dados e informações sobre a educação básica e superior do país, tornou-se o gestor do Enem, o exame adotado pelas principais (e mais concorridas) universidades para selecionar seus ingressantes.
Nota da redação: Informamos que, diferentemente do que antes havíamos noticiado, não houve o seminário mencionado para celebrar os 20 anos do Inep. A informação havia sido veiculada após entrevista com a presidente do órgão, Maria Inês Fini, concedida à repórter Marta Avancini. No entanto, posteriormente sua realização não foi confirmada, por motivos que desconhecemos.
 

Autor

Redacao


Leia Edição 237

falsoprincipiodanossaeducacao

Texto escrito pelo anarquista Max Stirner no século 19 traz...

+ Mais Informações
30_39 Materia de capa 237 V2 OK.indd

Oferta de cursos de mestrado profissional na educação quintuplicou entre...

+ Mais Informações
mapa formação professores

No ensino médio, ainda há carência de docentes especializados

+ Mais Informações
fundacaocasa3

Trabalho na Fundação Casa é visto por educadores como oportunidade de...

+ Mais Informações

Mapa do Site