NOTÍCIA

Ensino Superior

Autor

Redação Ensino Superior

Publicado em 20/05/2015

Aprendizado na prática

Boas práticas | Edição 198 Brinquedoteca-laboratório garante uma formação sólida aos alunos de pedagogia e psicopedagogia por Juliana Duarte Brincar é coisa séria no Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), localizado em Osasco (SP). Desde 1996, a instituição mantém uma brinquedoteca-laboratório para os alunos dos cursos de […]

Boas práticas | Edição 198
Brinquedoteca-laboratório garante uma formação sólida aos alunos de pedagogia e psicopedagogia
por Juliana Duarte

© Gustavo Morita

Brinquedoteca funciona como laboratório para os alunos dos cursos de pedagogia e psicopedagogia

Brincar é coisa séria no Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), localizado em Osasco (SP). Desde 1996, a instituição mantém uma brinquedoteca-laboratório para os alunos dos cursos de pedagogia e psicopedagogia. “Diversas escolas públicas e particulares têm um espaço do gênero, por isso é importante que o educador saia da universidade preparado para desenvolver atividades adequadas a diferentes faixas etárias”, comenta Laís Helena Malaco, coordenadora do curso de pedagogia e responsável pela iniciativa.

O espaço recebe crianças de 2 a 9 anos duas vezes por semana e também em ocasiões especiais, como em semanas culturais e eventos de responsabilidade social promovidos pela instituição. As mães interessadas, geralmente estudantes ou funcionárias do UNIFIEO, podem ser beneficiadas gratuitamente com o serviço mediante um agendamento prévio.

Além de ser importante para as famílias, Laís afirma que o projeto contribui efetivamente para a formação dos estudantes. “É uma forma leve e eficaz de relacionar a teoria com a prática, adquirir novas vivências e desenvolver o senso crítico”, ressalta.

A brinquedoteca é dividida em eixos temáticos – música, pintura, colagem, espaço de literatura etc. –  e a programação das oficinas é desenvolvida pelos alunos sob a supervisão dos professores. “No caso do curso de psicopedagogia, o laboratório é considerado um estágio. Já para os estudantes de pedagogia, as atividades foram inseridas na grade curricular e ocorrem no horário das aulas”, explica Laís.

A preocupação da instituição em implementar um projeto que contribui para a formação dos alunos foi importante para que o curso de pedagogia obtivesse a nota máxima concedida pelo Ministério da Educação. “É muito gratificante colher esse tipo de resultado e ver que todo o nosso esforço é benéfico para a carreira dos estudantes”, afirma Laís. Os planos são expandir o atendimento e continuar investindo no espaço. “Assim, a iniciativa poderá alcançar mais pessoas”, diz.

Raio X
Brinquedoteca UNIFIEO
Número de alunos: 7 milNúmero de professores: 388
Demais funcionários: 278
Campi: 3
Dificuldades de implantação: encontrar um espaço amplo e equipá-lo.
Ações: elaboração de atividades pedagógicas para diferentes faixas etárias, acesso a importantes procedimentos administrativos e atendimento a crianças.
Resultados: com capacidade para 40 pessoas, a brinquedoteca oferece um serviço à comunidade e garante uma formação voltada para a prática.

 


Leia Ensino Superior

indígenas

Povos indígenas e as reivindicações de espaço nas universidades

+ Mais Informações
Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações

Mapa do Site