NOTÍCIA

Agenda

Seminário de Educação Infantil

O Centro de Estudos do Colégio Santa Maria promove encontro em São Paulo

Publicado em 14/03/2014

por Redação revista Educação

No dia 29 de março, o Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria promove o XVII Seminário de Educação Infantil – Um novo olhar para a infância. A palestra de abertura será realizada por Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. O público alvo são educadores e o investimento é de R$ 250. As inscrições podem ser feitas pelo site www.prismacentrodeestudos.com.br ou pelos telefones (11) 2198-0663/0670.

Veja abaixo a programação completa.

Palestra de abertura com Elvira Souza Lima
Das 9h às 12h

NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE A INFÂNCIA
Nos últimos 40 anos os estudos do cérebro em funcionamento trouxeram uma dimensão nova para a compreensão da infância e da importância das atividades próprias desta idade para o desenvolvimento adequado da criança pequena. As possibilidades de desenvolvimento se colocam hoje como referencial para a educação da criança, na vida de família e na escola. A educação infantil também se projetou nos últimos 10 anos como um tempo particularmente importante para o desenvolvimento infantil. Desta forma, refletir sobre a pedagogia para este período se impõe hoje como uma tarefa importante para os educadores. Propomos nestapalestra apresentar os novos conhecimentos sobre a infância ressaltando as contribuições por eles trazidas para a formulação de uma proposta educacional adequada.

ELVIRA SOUZA LIMA– Doutora pela Sorbonne, Paris. Pós-Doutorado pela Stanford University. Pós-Doutorado pela Un. Of New Jérsei. Pós-doutorado pela University of New México. Membro do comitê técnico cientifico da CAPES. Consultora do MEC. Pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura.Atua no projeto: “ESCRITA PARA TODOS“ nas redes municipais de Juiz de Fora, Guarani, Ubá e Pedro Leopoldo-MG;

Cursos:
Das 13h30 às 17h30:

OLHAR INVESTIGATIVO E FORMAÇÃO DE MEMÓRIAS
Uma das posturas mais importantes do educador na educação infantil é a escuta apurada, é preciso ouvir o que as crianças têm a nos dizer e a partir do contexto cultural das crianças e de suas bagagens propiciar um conjunto diversificado de experiências. São as experiências vividas pela criança que formam memórias e transformam o olhar curioso em olhar investigativo. Neste curso iremos refletir sobre o que é o olhar investigativo e a formação de memórias e significar os conteúdos através de vivências.

CLAUDIA R. SIMÕES LACERDA– Graduada em Pedagogia; atua na área há 20 anos; professora da Educação Infantil no Colégio Santa Maria; membro do “GEP” – Grupo de estudos de projetos – com a coordenação da Professora Dra. Alice Proença; membro do grupo “Neurociência aplicada a Educação” com a coordenação de Professora Dra. Elvira Souza Lima; ministra cursos de formação de professores.

DESENVOLVIMENTO MOTOR: PROPOSTAS PRÁTICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO CONSISTENTE E ADEQUADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O desenvolvimento adequado da motricidade global e fina é um trabalho necessário no percurso da Educação Infantil. Mas o que é necessário desenvolver em cada faixa etária? O que precisamos trabalhar e garantir para que a criança esteja com a motricidade refinada ao enfrentar o desafio da escrita? Como não pular etapas desnecessariamente? Esta oficina tem por objetivo promover uma breve reflexão sobre esse processo, levando-se em consideração as contribuições da Neurociência no sentido de compreendermos como a criança se desenvolve e aprende; juntamente com propostas práticas para um trabalho motor de qualidade.

FERNANDA LUGATTO– Graduada em Pedagogia e pós-graduada em “Distúrbios de Aprendizagem na Infância”. Atua na área da educação há 19 anos. Professora da Educação Infantil do Colégio Santa Maria, ministra cursos de formação para professores.

JOGOS SIMBÓLICOS, JOGOS MOTORES , BRINCADEIRAS… E APRENDIZAGEM
Jogos motores, jogos simbólicos e brincadeiras, quando propostoscom planejamento e intencionalidade favorecem o desenvolvimento da função simbólica, contribuem para a validação da aprendizagem e sistematização dos conhecimentos formais. Neste curso, vivenciaremos situações práticas com o propósito de refletir a respeito das descobertas e explorações que nascem do corpo das crianças e se efetivam a medida que elas superam dificuldades, desenvolvem habilidades, avançam na construção de saberes e criam contextos significativos de aprendizagem.

ELIANE LIMA– Pedagoga com especializações nas áreas de Inclusão e Psicopedagogia. Estudiosa em antroposofia – Centro de estudos Grão da Vida, membro do “GEP” – Grupo de estudos de projetos – com a coordenação da Professora Dra. Alice Proença; membro do grupo “Neurociência aplicada a Educação” com a coordenação de Professora Dra. Elvira Souza Lima; Atua na área da educação há 23 anos;

DESENVOLVENDO A ATENÇÃO POR MEIO DE PROPOSTAS CORPORAIS E MUSICAIS
Prestar atenção, focar, manter-se atento são comportamentos de atenção e se formam desde que a criança nasce. Utilizar estratégias que facilitam a atenção são de responsabilidade do educador. É de extrema importância que educadores e escolas incluam o ensino destes como parte do currículo na educação infantil. O curso tem por objetivo promover uma reflexão sobre esse processo, juntamente com o desenvolvimento de propostas práticas.

GABRIELA KRAFT -Pedagoga, formada pela PUC-SP. Especialização em Educação Infantil. Atua na área da Educação há 23 anos. Professora da Educação Infantil do Colégio Santa Maria, ministra cursos de formação para professores.

O TRABALHO COM JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO
O curso tem como objetivo ampliar as possibilidades de intervenção do professor em uma sala diversificada, com propostas diferenciadas para favorecer o desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e todos, assim como refletir sobre o ambiente alfabetizador.

PATRÍCIA KRAFT– Pedagoga formada pela PUC-SP, Pós-graduada em Psicopedagogia, experiência de 21 anos na Educação Infantil e Fundamental I, assessora pedagógica e formadora de professores, ministra cursos e palestras.

Palestra de encerramento Com Eloisa Ponzio
Das 18h00 às 19h30

CARTOGRAFIA DA INFÂNCIA: OUTRO DESENHO DA ESCOLA
Considerando-se as novas pesquisas e concepções sobre a infância e sobre as crianças, a escola é convocada a repensar seu currículo de forma a criar e planejar boas situações de aprendizagem. Na palestra revisitaremos concepções de infância, criança e escola e desenharemos uma nova cartografia que represente nossos novos olhares.

ELOISA PONZIO -Master em Coordenação de Educação Infantil pela Universidade de Reggio Emilia, Master em Direção e Gestão de Centro Educativo pela Universidade de Barcelona. Pedagoga pela PUC/SP. Assessora de escolas e formadora de professores. Coordenadora na Escola Vera Cruz

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site