NOTÍCIA

Especiais

O mundo a partir da criança

Edição especial da revista Educação apresenta pesquisas dos mais conceituados especialistas da sociologia da infância do mundo

Publicado em 22/10/2012

por Redação revista Educação

Os recentes estudos sobre a infância não restringem esse fenômeno a um conceito de imaturidade biológica, mas como uma construção social. É justamente esse o ponto de partida do especial Novas visões sobre a criança, da revista Educação. A publicação reúne artigos de pesquisadores de universidades brasileiras sobre cinco referências mundiais na área de sociologia da infância: Alan Prout, Jens Qvortrup, Manuel Sarmento, Régine Sirota e William Corsaro. Para adquirir a edição, clique aqui. A publicação também está disponível no Ipad, por meio da Apple Store.

A Sociologia da Infância é um movimento surgido na Europa e em alguns países de língua inglesa a partir da década de 1980 e busca compreender o mundo da perspectiva da criança. A francesa Régine Sirota, da Universidade Paris Descartes, por exemplo, estuda temas pouco abordados, como as festas de aniversário infantis como um processo de socialização. Este assunto é um dos destaques do especial.

Outro trabalho de relevância abordado pela publicação é o do dinamarquês Jens Qvortrup, professor emérito da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, na Noruega. Considerado um dos fundadores da Sociologia da Infância, seus pressupostos teóricos e metodológicos sustentam conceitos presentes nesse campo de estudo. Entre suas constatações está a de que as forças políticas sociais e econômicas influenciam as vidas das crianças ao mesmo tempo em que estas influenciam os cenários social, político e cultural.

Já as contribuições de William Arnold Corsaro, professor da Universidade de Indiana, se dão no sentido de questionar as concepções clássicas sobre os processos de socialização. A partir de métodos etnográficos, ele apresenta a criança como coconstrutora de sua inserção na sociedade e na cultura e não como receptora passiva.

E se o campo da Sociologia da Infância ainda é recente, deve-se sua chegada ao Brasil ao português Manuel Jacinto Sarmento, professor titular do Instituto de Estudos da Criança (IEC) e da Universidade do Minho em Portugal. Seus estudos comprovam que as crianças são produtoras de saberes e conhecimentos sobre suas experiências cotidianas. Experiências estas que estão muitas vezes ligadas ao uso que fazem das tecnologias, foco das atuais pesquisas de Allan Prout, professor de Sociologia e Estudos da Infância da University of Warwick, no Reino Unido. 
 
Novas visões sobre a criança
Edição especial digital da revista Educação
Preço: R$ 10,00
Disponível online. Para adquirir, clique aqui.
A publicação também está disponível no Ipad, por meio da Apple Store.

Autor

Redação revista Educação


Leia Especiais

Ensino multiplataforma

Ensino multiplataforma

+ Mais Informações
Redes sociais: quais são os dilemas envolvidos na exposição dos alunos

Redes sociais: quais são os dilemas envolvidos na exposição dos alunos

+ Mais Informações
Diálogo aberto

Diálogo aberto

+ Mais Informações
Plataformas adaptativas não vão revolucionar a educação, diz professor de Stanford

Plataformas adaptativas não vão revolucionar a educação, diz professor...

+ Mais Informações

Mapa do Site